PurosComo as Pombas: PrudentesComo as Serpentes
Por Guilherme Zanina SchelbO versículo bíblico que o inspira é Mateus 10,16. Dependendo da tradução, pode ocorrer uma mudança nas palavras:
“Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas”. (King James atualizada)
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Joaquim Ferreira de Almeida atualizada)
Recorrendo ao texto original em grego, encontraremos a palavra “phronimos como as serpentes” e “akeraios como as pombas”. Utilizarei nesta obra, preferencialmente, a tradução King James atualizada.
Phronimos é uma palavra utilizada em diversos outros versículos bíblicos, onde a tradução pode variar para sábio
8 Puros como as pombas, prudentes como as serpentes
(Mateus 24,45; Lucas 16,8); fiel (Lucas 12,42); sensato (1Coríntios,10,15).
Como se vê, a palavra phronimos se refere a uma inteligência prática e cuidado atencioso, segundo as regras da vida. Neste sentido, a prudência revela o cuidado inteligente de quem lida com situações de risco, razão pela qual, optei pela tradução “prudente” para phronimos.
Akeraios também é encontrada em outras passagens bíblicas, onde recebe a tradução puro (Romanos 16,19 e Filipenses 2,15).
O que se extrai destas passagens bíblicas é que akeraios refere-se à ausência de maldade, de falsidade ou de engano. Alguém sem terceiras ou ocultas intenções. Dei preferência aqui ao termo “puro”.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Guilherme Zanina Schelb
- Tamanho: 1656 KB
- Nº de Páginas: 157
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro PurosComo as Pombas: PrudentesComo as Serpentes, escrito por Guilherme Zanina Schelb. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.