Puma Punku: A História do Espetacular Templo do Sol de Tiwanaku
Por Charles River EditorsA habilidosa arqueologia moderna permitiu que as pessoas olhassem por trás da fachada e vissem, pela primeira vez em muitos séculos, alguns dos segredos por trás dela. A história é fascinante, complexa e totalmente humana. O visitante moderno que chega a Tiahuanaco se encontra, como Cieza de Léon notou há quase 130 anos, um povoado não muito notável, empoeirado e frio ao sul do Lago Titicaca. O lugar não seria de grande interesse, exceto que a leste e a sul da vila moderna, a uma curta distância do centro, erguem-se várias ruínas notáveis. O complexo oriental é o maior dos dois e abrange o coração cerimonial do antigo assentamento, incluindo a enorme Pirâmide Akapana, o Templo Kalasaya e a famosa Puerta del Sol (Portão do Sol). Os visitantes tipicamente posam diante deste notável portal, esculpido em um único bloco de andesito de 10 toneladas e decorado com entalhes elaborados, incluindo uma curiosa figura no centro de um homem segurando duas hastes ou bastões nas mãos. Os visitantes que saem deste complexo central viajam para o sul – talvez parando no Museu de Cerâmica, que contém obras típicas de imagens geométricas e zoomórficas em vermelho e branco em cerâmica vermelha – para o complexo sul, centralizado nas famosas ruínas de Puma Punku. Embora isso normalmente represente todo o tempo do visitante nas ruínas, o que muitas vezes é esquecido é que esses edifícios cerimoniais eram cercados por uma vasta gama de estruturas menores, muitas das quais parecem ter sido canibalizadas por sua pedra para construir a cidade moderna , especialmente a igreja de San Pedro na praça principal (Bolivia es Turismo 2016). Além disso, havia um impressionante sistema de aquedutos e irrigação, amplas extensões de campos cuidadosamente controlados, assentamentos periféricos e uma vasta rede de territórios conquistados dependentes. Juntos, eles formam o mundo político, espiritual, econômico e artístico que hoje é chamado de “Tiwanaku”, um lugar, império e tradição cultural que é o foco deste texto.
O mundo antigo frequentemente evoca admiração, respeito e até confusão, e poucos lugares realizam nada disso mais do que o incrível templo de pedra em ruínas de Puma Punku. Parte da maior cidade em ruínas de Tiwanaku nas planícies do altiplano da Bolívia moderna, Puma Punku é uma maravilha da engenharia, alvenaria e design. Esses fatos são óbvios até para o observador leigo, já que o trabalho em pedra de Puma Punku é notável até mesmo para os Andes, onde os visitantes há muito se perguntam sobre as antigas juntas de pedra onde nem mesmo uma faca caberia entre as pedras. Este nível de habilidade fez com que alguns, principalmente aqueles que nunca estiveram nos Andes, especulassem sobre uma origem fantasiosa para o local, sustentando que um lugar tão maravilhoso e misterioso deve ser obra de forças extraterrestres ou sobre-humanas.
No entanto, a alvenaria de Puma Punku é frequentemente considerada sua característica mais notável apenas porque até recentemente muito pouco se sabia sobre o local ou a cultura Tiwanaku que o construiu. Seria como visitar as ruínas do Vaticano ou da Abadia de Westminster daqui a alguns séculos e ficar maravilhado com a qualidade da construção.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ASIN: B08P3XBXFW
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 9993 KB
- Nº de Páginas: 63
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Puma Punku: A História do Espetacular Templo do Sol de Tiwanaku, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.