Probióticos: Micro–organismos à serviço da vida
Por Flávio Henrique Ferreira Barbosa O termo microbiota intestinal refere se ao ecossistema essencialmente bacteriano que reside normalmente nos intestinos do homem. No nascimento, essa microbiota é adquirida no canal do parto, e sua composição definitiva é obtida em torno dos dois anos de idade acompanhando o homem pelo resto de sua vida. A microbiota intestinal desempenha inúmeras funções, muitas das quais somente agora começam a ser desvendadas. A sua própria composição ainda é bastante desconhecida, pois, calcula se que pelo menos 40% das suas espécies ainda não foram cultivadas. É também conhecida como flora indígena dos intestinos, microflora intestinal ou simplesmente flora normal dos intestinos. Em 1977, redefiniu-se a microbiota intestinal, dividindo a em duas: autóctone e alóctone. A primeira corresponde a microbiota normal ou indígena e a segunda a microbiota transitória que passa pelos intestinos, mas não o coloniza como o faz à autóctone. Como funções da microbiota intestinal pode-se citar: a resistência à colonização por outros micro-organismos, a imuno-modulação e a contribuição nutricional resultante das interações locais e dos metabólitos produzidos. A microbiota normal possui micro-organismos com efeitos benéficos (Bifidobacterium, Eubacterium e Lactobacillus) e micro-organismos com efeitos deletérios (Clostridium e Veillonella) para o hospedeiro. Nos últimos anos vêm aumentando o interesse no uso de micro-organismos que possuem os efeitos benéficos com o propósito de beneficiar a saúde do hospedeiro e de prevenir ou tratar doenças. Esses organismos recebem o nome genérico de probióticos e, vêm sendo propostos como medicamentos para prevenção ou tratamento de um grande número de desordens gastrointestinais. Entre os probióticos mais estudados, tanto experimentalmente quanto clinicamente, estão as bactérias e as leveduras. Alguns já são comercializados, sendo vendidos sob a forma de suplemento alimentar ou preparações farmacêuticas, contendo um ou vários micro-organismos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Flávio Henrique Ferreira Barbosa
- ASIN: B086SGZ5VK
- Editora: Flavio Barbosa/UNIFAP
- Idioma: Português
- Tamanho: 3696 KB
- Nº de Páginas: 65
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Probióticos: Micro–organismos à serviço da vida, escrito por Flávio Henrique Ferreira Barbosa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!