Possibilidades de aumentar a Satisfação dos Funcionários: A motivação no trabalho em hotéis (Hotelaria no Século 21)
Por Mike Dos Santos Na área de serviços, a indústria hoteleira é a última em termos de remuneração dos profissionais, em comparação as outras prestações semelhantes do setor. Uma comparação dos níveis salariais no Brasil mostrou que os salários em hotéis e restaurantes foram os mais baixos de todos os comparados por hora. Por exemplo, o salário de um funcionário no setor de seguros é de 8,04 reais por hora, no comércio é de 9,75 reais e no turismo é de 9,38 reais por hora – consideravelmente mais do que na indústria hoteleira, que possui uma média de 7,96 reais.
Embora a indústria hoteleira em Salvador esteja muito bem integrada ao mercado de turismo, essa crítica é expressa em voz alta pelos funcionários do setor hoteleiro superior de 4 estrelas, bem como em hotéis de tamanho médio e pequeno. Isso ocorre mesmo com as vendas em alta, sem quedas significativas das pernoites de hóspedes que usam os serviços para visitar eventos culturais, como festivais e apresentações sazonais, bem como turismo urbano e conferências de negócios.
Em seu trabalho cotidiano, em uma agência de turismo receptivo que trabalha em parceria com vários hotéis da cidade de Salvador e região, o autor observou uma alta rotatividade de funcionários devido à insatisfação no trabalho, horas extras não remuneradas, tarefas adicionais e horários desfavoráveis. Devido às condições da indústria hoteleira, muitos funcionários optam por uma mudança de carreira para outros setores.
Este trabalho tenta descobrir se a satisfação no trabalho é significativamente menor em relação aos outros setores e quais possibilidades existem, especialmente na indústria hoteleira de Salvador e região, de aumentar a motivação e a satisfação e também a produtividade dos funcionários para vinculá-los por mais tempo à empresa.
Na primeira parte do estudo, são apresentados os fundamentos teóricos da motivação e satisfação no trabalho, na segunda parte a experiência e a resposta à questão de pesquisa.
Embora a indústria hoteleira em Salvador esteja muito bem integrada ao mercado de turismo, essa crítica é expressa em voz alta pelos funcionários do setor hoteleiro superior de 4 estrelas, bem como em hotéis de tamanho médio e pequeno. Isso ocorre mesmo com as vendas em alta, sem quedas significativas das pernoites de hóspedes que usam os serviços para visitar eventos culturais, como festivais e apresentações sazonais, bem como turismo urbano e conferências de negócios.
Em seu trabalho cotidiano, em uma agência de turismo receptivo que trabalha em parceria com vários hotéis da cidade de Salvador e região, o autor observou uma alta rotatividade de funcionários devido à insatisfação no trabalho, horas extras não remuneradas, tarefas adicionais e horários desfavoráveis. Devido às condições da indústria hoteleira, muitos funcionários optam por uma mudança de carreira para outros setores.
Este trabalho tenta descobrir se a satisfação no trabalho é significativamente menor em relação aos outros setores e quais possibilidades existem, especialmente na indústria hoteleira de Salvador e região, de aumentar a motivação e a satisfação e também a produtividade dos funcionários para vinculá-los por mais tempo à empresa.
Na primeira parte do estudo, são apresentados os fundamentos teóricos da motivação e satisfação no trabalho, na segunda parte a experiência e a resposta à questão de pesquisa.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Mike Dos Santos
- ASIN: B08DRTSFSW
- Editora: Publique Já
- Idioma: Português
- Tamanho: 531 KB
- Nº de Páginas: 86
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Possibilidades de aumentar a Satisfação dos Funcionários: A motivação no trabalho em hotéis (Hotelaria no Século 21), escrito por Mike Dos Santos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.