POSITIVISMO, PRAGMATISMO E EDUCAÇÃO

Por Oswaldo Giacóia
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O livro “Positivismo, Pragmatismo e Educação”, organizado pelos Profs. Leoni Maria Padilha Henning e Sérgio Tiski, ambos da UEL, apresenta um rico e detalhado estudo sobre Auguste Comte no Brasil bem como sobre a força do pensamento comtiano e o cultivo de seus estudos no estado do Paraná por profissionais de diversos matizes de formação. O leitor também terá a oportunidade de ser apresentado às relações riquíssimas das ideias comtianas com outros importantes autores, como Freud e Nietzsche bem como à epistemologia e à metodologia desenvolvidas pelos historiadores no debate envolvendo o pensamento de Leopold Von Ranke (historiadores metódicos) e o pensamento de Augusto Comte (historiadores positivistas). No que tange a intersecção com o campo da educação, a noção de progresso e os posicionamentos e as contribuições tanto do Positivismo quanto do Pragmatismo para a construção da educação escolar brasileira são tratados em detalhe. Nessa esteira é que encontra-se também o importante trabalho sobre a educação, a mulher e suas relações com o Positivismo. Por fim, dois trabalhos sobre o Pragmatismo de John Dewey e a educação e o neopragmatismo de Richard Rorty encerram esta coletânea. Assim, cumpre-se o papel de oferecer alusões importantes das duas escolas de pensamento, especialmente aquelas que permitem a percepção de alguns cruzamentos e distanciamentos possíveis entre ambas e o impacto que seus estudos tiveram no Brasil, e no estado do Paraná em especial, e na sociedade, e no campo da educação em particular.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Oswaldo Giacóia
  • Tamanho: 526 KB
  • Nº de Páginas: 442
  • Editora: Poiesis
  • Categoria: Filosofia

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