Porto de Paranaguá: Contribuição à História: 1935–1985 (Portos do Paraná Livro 2)
Por Algacyr Morgenstern Este trabalho abrange o desenvolvimento do Porto de Paranaguá durante o período de 50 anos decorridos entre 1935 e 1985, relatando os fatos mais expressivos ocorridos na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná, sob os pontos de vista social, político, econômico e geográfico e que influenciaram o desenvolvimento daquele importante terminal portuário. É a continuação do relato elaborado por Algacyr Morgenstern [1985], publicado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, na ocasião do Cinqüentenário do Porto Organizado, em 1985.
Este livro sumariza a experiência de mais de 30 anos de atividade portuária desempenhada pelo autor, narra fatos e comentários provenientes de diversas fontes e compila as informações obtidas a partir de inúmeros testemunhos pessoais. Esta coleta de dados nos proporcionou a oportunidade de construir a nossa versão – inegavelmente incompleta, porém apaixonada – do desenvolvimento do Porto de Paranaguá e do papel dos principais agentes envolvidos.
Por que queremos continuar contando a História do Porto de Paranaguá? Nosso objetivo consiste no estudo cronológico dos acontecimentos que influíram no desenvolvimento daquela instituição portuária e oferecer explicações para a compreensão do desenvolvimento de um dos principais terminais marítimos da América Latina, portal pelo qual o Paraná escoa sua produção. As docas do Porto de Paranaguá são vigorosos pulmões que viabilizam o comércio internacional e oxigenam a economia do Estado do Paraná.
Nossa missão foi a de procurar expor as razões dos acontecimentos narrados, para descobrir as suas causas e mostrar o sentido de suas manifestações exteriores. Não se trata de uma coletânea de nomes e datas, mas o exame das relações entre os fatos relacionados aos eventos críticos da evolução do Porto. Uma instituição sem História passa a ser um navio à deriva, sem rumo e sem destino, uma presa fácil de crises e conflitos. Sem o auxílio da História, corremos o risco de percorrer as mesmas rotas que nossos antepassados haviam tentado e, de forma improvisada, cometer os mesmos equívocos e esbarrar com os mesmos tropeços. O estudo da História nos permite distinguir entre as sociedades voltadas para o progresso, lideradas por estadistas imaginosos, e aquelas mal sucedidas, imersas em um círculo vicioso de conflitos e ações desencontradas, guiadas por líderes individualistas. A este respeito, vale a pena lembrar o pensamento de Stephen Spender – poeta Inglês (1909):
“Guia-nos o pensamento de que, quando se governa, se desenvolve um compromisso com o futuro. Entretanto, não há futuro quando não se respeita o passado.”
A História nos descortina a possibilidade de prosperar ao retratar a realidade, revelar equívocos e sugerir novos caminhos. O conhecimento e a compreensão do passado nos permitem excursionar pelos campos da experiência humana e nos colocar em contato com a capacidade e o caráter dos líderes que souberam inspirar e empreender de forma esclarecida, como nas palavras de Stephen Spender:
“… levo escritos os nomes de quem dedicou a vida a lutar pelo triunfo da vida e, ao desaparecer, deixaram uma estrela de glória no ar transparente.”
A História do Porto de Paranaguá é aqui relatada sob o ponto de vista da experiência dos homens que atuaram em um passado não longínquo e para valorizar aqueles líderes visionários e idealistas, que pela escolha de caminhos sensatos fortaleceram o Porto e o que ele representa. Pretendemos desafiar e despertar a imaginação do leitor, para que ele possa completar e aproveitar os fatos narrados, especialmente daqueles inclinados a estudar as questões relacionadas à atividade portuária e logística. Pois, como afirma Wilson Bueno:
“Escrever não é “contar”, mas sugerir, insinuar, persuadir com uma máxima voltagem de sutileza, armar arapucas e inauditas armadilhas para o leitor, nossa vítima preferencial.”
Este livro sumariza a experiência de mais de 30 anos de atividade portuária desempenhada pelo autor, narra fatos e comentários provenientes de diversas fontes e compila as informações obtidas a partir de inúmeros testemunhos pessoais. Esta coleta de dados nos proporcionou a oportunidade de construir a nossa versão – inegavelmente incompleta, porém apaixonada – do desenvolvimento do Porto de Paranaguá e do papel dos principais agentes envolvidos.
Por que queremos continuar contando a História do Porto de Paranaguá? Nosso objetivo consiste no estudo cronológico dos acontecimentos que influíram no desenvolvimento daquela instituição portuária e oferecer explicações para a compreensão do desenvolvimento de um dos principais terminais marítimos da América Latina, portal pelo qual o Paraná escoa sua produção. As docas do Porto de Paranaguá são vigorosos pulmões que viabilizam o comércio internacional e oxigenam a economia do Estado do Paraná.
Nossa missão foi a de procurar expor as razões dos acontecimentos narrados, para descobrir as suas causas e mostrar o sentido de suas manifestações exteriores. Não se trata de uma coletânea de nomes e datas, mas o exame das relações entre os fatos relacionados aos eventos críticos da evolução do Porto. Uma instituição sem História passa a ser um navio à deriva, sem rumo e sem destino, uma presa fácil de crises e conflitos. Sem o auxílio da História, corremos o risco de percorrer as mesmas rotas que nossos antepassados haviam tentado e, de forma improvisada, cometer os mesmos equívocos e esbarrar com os mesmos tropeços. O estudo da História nos permite distinguir entre as sociedades voltadas para o progresso, lideradas por estadistas imaginosos, e aquelas mal sucedidas, imersas em um círculo vicioso de conflitos e ações desencontradas, guiadas por líderes individualistas. A este respeito, vale a pena lembrar o pensamento de Stephen Spender – poeta Inglês (1909):
“Guia-nos o pensamento de que, quando se governa, se desenvolve um compromisso com o futuro. Entretanto, não há futuro quando não se respeita o passado.”
A História nos descortina a possibilidade de prosperar ao retratar a realidade, revelar equívocos e sugerir novos caminhos. O conhecimento e a compreensão do passado nos permitem excursionar pelos campos da experiência humana e nos colocar em contato com a capacidade e o caráter dos líderes que souberam inspirar e empreender de forma esclarecida, como nas palavras de Stephen Spender:
“… levo escritos os nomes de quem dedicou a vida a lutar pelo triunfo da vida e, ao desaparecer, deixaram uma estrela de glória no ar transparente.”
A História do Porto de Paranaguá é aqui relatada sob o ponto de vista da experiência dos homens que atuaram em um passado não longínquo e para valorizar aqueles líderes visionários e idealistas, que pela escolha de caminhos sensatos fortaleceram o Porto e o que ele representa. Pretendemos desafiar e despertar a imaginação do leitor, para que ele possa completar e aproveitar os fatos narrados, especialmente daqueles inclinados a estudar as questões relacionadas à atividade portuária e logística. Pois, como afirma Wilson Bueno:
“Escrever não é “contar”, mas sugerir, insinuar, persuadir com uma máxima voltagem de sutileza, armar arapucas e inauditas armadilhas para o leitor, nossa vítima preferencial.”
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Algacyr Morgenstern
- ASIN: B06Y3K5PHD
- Editora: Coração Brasil e Empreendimentos Ltda.
- Idioma: Português
- Tamanho: 5891 KB
- Nº de Páginas: 289
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Porto de Paranaguá: Contribuição à História: 1935–1985 (Portos do Paraná Livro 2), escrito por Algacyr Morgenstern. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.