Pontes para o mundo no Brasil: Minhas interações com a RBPI (Pensamento Político Livro 10)
Por Paulo Roberto de AlmeidaSobre o livro
Coletânea de ensaios e artigos (à exclusão de resenhas de livros e artigos-resenhas) publicados a partir de 1986 na Revista Brasileira de Política Internacional (iniciada no Rio de Janeiro em 1958, e transferida para Brasilia em 1993), constando de cinco partes: 1) Revista Brasileira de Política Internacional; 2) Economia mundial; 3) Relações Internacionais, Política Mundial; 4) Política Externa e Diplomacia Brasileira; 5) Pesquisa histórica e obtiruários; e Apêndices (Relação cronológica de todas as colaborações à RBPI, livros do autor e nota biográfica).
Em 1958, no âmbito do plano de trabalho do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI, criado no Rio de Janeiro em 1954) que incluía um “programa de publicações”, era lançada a Revista Brasileira de Política Internacional, em cuja Editoria, durante longos anos, esteve Cleantho de Paiva Leite.
A RBPI desempenhou um importante papel na difusão de matérias e documentos relativos à política internacional, às relações exteriores do Brasil, bem como ao próprio pensamento e prática brasileira em temas de política externa.
Em 1993, com o falecimento de Cleantho, no ano anterior, atuei com colegas acadêmicos e diplomáticos para transferir o IBRI e a RBPI para Brasília.
Decana das revistas brasileiras de relações internacionais, que são reconhecidamente muito poucas, a RBPI preencheu uma lacuna inestimável em nossa cultura política e acadêmica, reunindo, nas dezenas de volumes editados quase que artesanalmente ao longo das últimas décadas, um somatório extremamente rico de informações, análises e documentos sobre a política internacional e as relações exteriores do Brasil.
Ela constitui, assim, uma “memória escrita” privilegiada sobre a política externa brasileira e uma fonte de referência indispensável para toda pesquisa acadêmica sobre as relações internacionais nesse longo período.
Colaborei a partir de 1986 com a revista, numa grande variedade de temas, assim como fui diretor do IBRI durante algum tempo. Continuo colaborando, mais como parecerista do que como autor.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




