Este livro foi estruturado para suprir, de forma abrangente e atualizada, a carência do meio acadêmico e empresarial de informações sobre o planejamento turístico. Para tanto, explica detalhadamente as etapas do processo de planejamento com suas variações para ações em âmbito público (unidade de conservação, município, região) e privado (empresas de hospedagem, agenciamento, entretenimento etc.), pois se entende que, apesar dos procedimentos serem semelhantes, é preciso considerar as questões operacionais em função do objeto de estudo.
O livro inicia-se com a discussão teórico-prática de planejamento e sua aplicação no turismo, suas tipologias, níveis e etapas. Depois são abordadas diversas metodologias de pesquisa que se relacionam a segmentação, amostragem e instrumentos de investigação.
Em seguida o inventário da situação atual aponta como viabilizar o trabalho de campo para coleta de dados sobre oferta, demanda, comunidade e concorrência. Na seqüência são fornecidas instruções de sistematização das informações colhidas para a realização das análises que compõem o diagnóstico. Depois, são relatados modelos para cálculos de projeção e descrição de tendências do prognóstico.
Por fim, orienta-se o leitor sobre procedimentos para definir diretrizes de ação, o elemento final do plano estratégico, resultado do processo de planejamento turístico.
Considerando o crescimento do setor de Turismo no Brasil, anunciado pelo Ministério do Turismo e os investimentos feitos na formatação de roteiros regionais para divulgação e comercialização no território nacional e no exterior, entende-se ser de extrema importância um livro que contribua com a prática do Planejamento Turístico, com o propósito de auxiliar gestores do poder público e também da iniciativa privada a se enveredarem pelo caminho do desenvolvimento da atividade turística de forma organizada e estruturada, em conformidade com os parâmetros de sustentabilidade recomendados.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): DEBORA BRAGA
- Tamanho: 5113 KB
- Nº de Páginas: 275
- Editora: GEN LTC
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Planejamento Turístico – Teoria e Prática, escrito por DEBORA BRAGA. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.