Planejamento de experimentos no processo de desenvolvimento de produtos
Por Luciano Queiroz Araújo De JúniorSobre o livro
As constantes evoluções nos sistemas de produção são respostas das organizações às demandas dos consumidores. As organizações, cada vez mais competitivas, buscam um diferencial competitivo para impressionar os clientes e fidelizá-los.
A estratégia de desenvolvimento de novos produtos auxilia nesta busca incessante consolidação da marca. A falta de procedimentos bem definidos no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) faz com que as empresas não consigam incorporar novas tecnologias que resultem em melhorias significativas.
A maioria das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não tem uma metodologia de PDP definida, e por muitas vezes acabam se baseando na experiência empírica dentro da empresa.
Existem ferramentas estatísticas que auxiliam nesse processo, dentre elas o Planejamento de Experimentos, uma técnica utilizada para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo.
Este livro propõe uma metodologia de desenvolvimento de novos produtos, utilizando a técnica planejamento de experimento em uma pequena empresa do ramo alimentício.
Buscou-se desta forma integrar o planejamento de experimentos com o processo de desenvolvimento de produtos e apresentar um estudo de caso em uma sorveteria artesanal.
O estudo foi realizado em uma sorveteria artesanal e o produto escolhido para a realização da pesquisa foi um sorvete à base de um suplemento alimentar proteíco, o Whey Protein.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




