PIAFEX – Programa de intervenção em Autorregulação e Funções Executivas
Por Natália Martins DiasJá foi evidenciado que um maior desenvolvimento dessas habilidades poderia promover melhor adaptação e rendimento escolar, além de prevenir uma série de problemas sociais e de saúde mental, o que conduziria à diminuição nos custos sociais relacionados a comportamentos desadaptativos e antissociais, incluindo adicção a substâncias químicas, e no diagnóstico de distúrbios que frequentemente incluem alterações no funcionamento executivo, a exemplo do TDAH e do Transtorno de Conduta. Nessa mesma direção, diversos autores têm enfatizado a importância de promover o desenvolvimento precoce das funções executivas, dada sua relação com prontidão escolar e sua relevância para a realização acadêmica ao longo dos anos escolares; são habilidades com importante poder preditivo sobre o desempenho em leitura e matemática no decorrer da escolarização. Fundamentalmente, proporcionar meios e oportunidades para a prática e para o desenvolvimento das habilidades executivas pode ser benéfico a todas as crianças. Tal postura pode minimizar ou prevenir dificuldades ulteriores, preparando esses indivíduos para lidar com as demandas crescentes impostas pela escola e mesmo pela sociedade. Segundo a literatura, a ênfase na aquisição de conhecimento sem ênfase nos processos cognitivos por meio dos quais o conhecimento é adquirido, sobretudo com relação a crianças jovens, muito provavelmente conduzirá a um sistema educacional ineficaz.
Neste ponto, emerge a questão: Seria, então, possível promover o desenvolvimento das funções executivas em crianças?
Com esse objetivo é que foi desenvolvido o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas, ou Piafex. O programa reúne um conjunto de atividades que visam estimular o desenvolvimento de habilidades em crianças pré-escolares e no início do Ensino Fundamental, incluindo habilidades como organização, planejamento, inibição de impulsos, atenção, memória de trabalho, metacognição e regulação emocional. Pode ser aplicado nos contextos clínico e escolar, como ferramenta de reabilitação ou de intervenção precoce. A aplicação preventiva do Piafex, porém, é seu maior objetivo! Ou seja, o professor encontrará neste programa de intervenção subsídios teóricos e práticos que o auxiliarão a estimular o desenvolvimento das funções executivas de suas crianças, auxiliando-as a lidar com as demandas crescentes da escola e da sociedade.
Quem pode aplicar o Piafex?
– Professores, psicólogos, psicopedagogos e profissionais ligados à área educacional.
Qual a idade adequada para participar das atividades?
– O Piafex foi inicialmente desenvolvido e testado em crianças de 5 (Educação Infantil) e 6 anos de idade (primeiro ano). Porém, é possível adaptar as atividades e expandir a faixa etária.
Pode-se usar o Piafex na clínica?
– As evidências da eficácia do Piafex são oriundas de sua aplicação em contexto de sala de aula. Porém, é possível aplicá-lo em contexto clínico. Nesse caso, sugerem-se sessões em grupo, pois a interação tem papel relevante em muitas das atividades do programa.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Natália Martins Dias
- ASIN: B0851QZWBQ
- Editora: Memnon
- Idioma: Português
- Tamanho: 23648 KB
- Categoria: Medicina
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro PIAFEX – Programa de intervenção em Autorregulação e Funções Executivas, escrito por Natália Martins Dias. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.