Patrística: A natureza do bem / O castigo e o perdão dos pecados e o batismo das crianças – Volume 40

Por Santo Agostinho
Baixar Patrística: A natureza do bem / O castigo e o perdão dos pecados e o batismo das crianças – Volume 40 pdf, epub, mobi, eBook
A natureza do bem tem duas partes nitidamente distintas: a primeira contém a exposição dos princípios católicos e a segunda, as doutrinas maniqueístas. Não é dada uma definição formal de natureza (natura), sinônimo de substância e essência, que é tudo o que é. E tudo o que é, é um bem. Ser e bem identificam-se. Estabelece-se, de saída, um único princípio para a existência, uma só natureza, Deus, o Sumo, eterno e imutável Bem. Tudo mais é criado por ele do nada, e, por isso, é corruptível. Exclui-se, então, que as criaturas tenham algo da substância divina e tem-se, assim, a distinção ontológica entre o ser e os seres criados, dotados de modus, species, ordo – modo, espécie (beleza, forma), ordem – que exprimem o fundamento da ontologia agostiniana.

O castigo e o perdão dos pecados nasce no contexto da tentativa de solução definitiva para o cisma donatista, quando se conheceram Agostinho e o dedicatário da obra, Flávio Marcelino, legado imperial designado para preparar e presidir a Conferência de Cartago no ano 411. Agostinho articula sua resposta a Marcelino em três pontos: 1) todo homem nasce pecador, herdeiro da culpa adâmica com sua respectiva pena; 2) o batismo livra-nos de tal herança de morte e 3) o modo com que se é libertado do pecado através do batismo, englobando aí todas as proposições pelagianas, diretas ou consequentes, sem ignorar as dificuldades implicadas.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Santo Agostinho
  • Tamanho: 2017 KB
  • Nº de Páginas: 218
  • Editora: Paulus
  • Categoria: Bem e Mal Política e Ciências Sociais

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Patrística: A natureza do bem / O castigo e o perdão dos pecados e o batismo das crianças – Volume 40, escrito por Santo Agostinho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.