Parece Dezembro: Romance inspirado nos versos de Chico Buarque
Por Mario FeitosaE, trazendo a avaliação para o mundo, dando rosto aos guardiões do amor, Chico Buarque é, indiscutivelmente, um dos principais bastiões do estandarte. Poeta, compositor, músico, premiadíssimo escritor, dramaturgo. Alguns o chamariam, até, de cantor. Eis alguém que vale, em ouro, seu peso. Alguém que, em sua vida como artista, encheu o mundo com seus versos, seus refrões. Com seu encanto. E, neste processo, roubou para si muitos corações apaixonados, tornando-se um dos principais tradutores brasileiros do sentimento-rei.
“Parece Dezembro” inspira-se (em) e bebe da fonte de Chico para contar as histórias de Maria – pois ninguém tem uma só. E o faz por meio de citações e paráfrases.
Ambientando-se, primeiro, na São Paulo de um par de décadas atrás, migra para o Rio de Janeiro contemporâneo, onde encontra seu ápice. Há amor. Há dor. Há desesperança. Há novo fôlego. São Paulo e Rio. Prédios e praias. Garoa e mar. Vinho. Música. Versos românticos. Há o que de melhor Chico nos deu, enquanto busca reproduzir o que de pior há por aí, à espreita: egoísmo, inveja, ganância. Maria trilha seus caminhos, lida com seus descaminhos e, quando parece que não há mais forças, permite-se seguir lutando. Maria batalha. Ainda que, como qualquer um de nós, Maria, eventualmente, acabe decidindo-se pelo erro do “já chega”.
Nas palavras do autor:
“Abaixo disto está a história de Maria. Não A Maria. Uma Maria, apenas. Como tantas das que há pelo mundo. Inclusive, existe nome mais universal que este? Parece que, no fim, dizer Maria é dizer mulher. Não haveria razão para decidir por outro nome. E não disse um A ou B a mais ou a menos do que julguei ser completamente necessário. Por isso mesmo ficou pequeno, curto, legível em uma tarde qualquer de domingo.” (do Prefácio).
Permita-se mergulhar em uma história embebida da poesia de Chico e, em consequência, de vida vivida. Apaixone-se. Inspire-se. Chore, ria e sorria. Veja o quanto de Maria há em você, em mim e em cada um de nós.
“Parece Dezembro” é um romance do músico, poeta e escritor Mario Feitosa.
Boa leitura!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Mario Feitosa
- Tamanho: 763 KB
- Nº de Páginas: 107
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Parece Dezembro: Romance inspirado nos versos de Chico Buarque, escrito por Mario Feitosa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.