Palavras Semeiam Vento

Por ADRIANO SOUTO DE ALBUQUERQUE
Baixar Palavras Semeiam Vento pdf, epub, mobi, eBook
Autoapresentação

VISITA INTERIORA TERRAE RECTIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM.
Visita o centro da terra, retificando-te, encontrarás a pedra oculta. Essa expressão é atribuída a um monge beneditino chamado Basile Valentin que viveu em meados do século XV, na Alemanha. Filosoficamente ela representa a busca do homem para melhorar a si mesmo e a sociedade em geral. Representa a reflexão na mortalidade material e na necessidade de elevação espiritual. Desde épocas imemoriais, o homem busca respostas sobre o tempo que passa, sobre os sentimentos diversos que invadem seu coração e sobre o que virá depois dessa incerteza que se chama viver. É o poeta a antena de uma sociedade, que capta os sentimentos humanos seus e os do mundo que o rodeia, por isso precisa registrar na história as dores e os amores desse mundo. Arte e história são ciência afins. A arte preza pela subjetividade de uma época; a história, pela representação de um contexto histórico-social. O comércio que envolve, muitas vezes, as duas é porque como qualquer profissional o historiador, assim como o artista, também come, consome. A arte é a maneira que o homem encontra para dar vazão aos sentimentos, à concepção de mundo, aos valores seus e aos dos outros. A história como a arte registram uma época, um momento, uma moda que como qualquer outra vem e vai, repetindo-se, porém, sempre se renovando. Estes poemas, escrevi-os com toda retidão de minha alma e se um dia por eles eu for condenado, inflijam-me a pena que quiserem, só não me tirem a oportunidade de escrever.
Em 1989, nesse mesmo dia 14/8, nascia minha primogênita Adriana Souto Moura de Albuquerque, vitimada por um inconsequente bêbado aos 14 anos. A partir do sinistro aprendi que a vida pode ser rompida, porque é fase; mas o amor jamais, porque amor é base. Dedico essas Palavras a ela e espero colher os ventos que um dia, embora poucos, juntos, semeamos. O livro começou a ser produzido ainda na adolescência. Aqui há poemas escritos dos 15 aos 51 anos, primeiro foi intitulado “A colheita dos ventos”, depois de uma nova reorganização foi intitulado “TROPOS & ODES”, tempos depois, fazendo mais uma seleção no afã de publicá-lo, dei-lhe o título final: Palavras semeiam vento. Contudo escolhi casar a publicar. O livro hoje não difere muito daquele que apresentei aos saudosos poetas Mário Gomes em plena Praça do Ferreira e Jorge Tufic, queridos amigos que fizeram a gentileza de tecer comentários sobre uma poesia ainda em formação, retirei alguns poemas, incluí outros. O Livro de Eros é a parte que traz mais inovações, nele a maioria dos poemas são dedicados a minha musa inspiradora, os outros livros são praticamente os mesmos daqueles anos 2000.
Adriano Souto de Albuquerque
Agosto/2021

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): ADRIANO SOUTO DE ALBUQUERQUE
  • ASIN: B09CN8V3HR
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 372 KB
  • Nº de Páginas: 117
  • Categoria: Literatura e Ficção

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Palavras Semeiam Vento, escrito por ADRIANO SOUTO DE ALBUQUERQUE. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.