Os vikings na Islândia: a história das expedições e assentamentos nórdicos em toda a Islândia
Por Charles River EditorsComo resultado, a quase universal descrição dos Vikings como gigantes peludos, embrutecidos, e munidos de capacetes com chifres, que impunemente pilhavam as povoações da Europa Setentrional, é baseada numa miríade de relatos históricos preconceituosos, elaborados por aqueles que experimentavam em primeira mão os efeitos dos seus saques e incursões; e a conceção popular dos Vikings deve bastante à imaginação romantizada de artistas e escritores. Por exemplo, não existe evidência histórica ou arqueológica que corrobore que o comum Nórdico, ruivo e sardento, se digladiasse usando um capacete de metal ornado de cornos. Este utensílio foi idealizado por Johan August Malmström (1829-1901), pintor e ilustrador sueco, e o seu trabalho disseminou-se de tal modo em livros populares, que a imagem se celebrizou. Hoje, o imaginário elmo viking é um acessório praticamente obrigatório em produções de Der Ring des Nibelungen , de Wagner, um ciclo de óperas que não é, de todo, acerca dos Vikings. O elmo chifrudo será uma reinterpretação efabulada com base em genuínas imagens de um capacete alado que poderá ter sido usado por sacerdotes em cerimónias religiosas dos Vikings.
A Islândia era uma região que poderia igualmente atraí-los por questões mais práticas. Embora o interior fosse agreste e permaneça largamente desabitado, as localidades mais próximas da linha costeira possuem erva viçosa e terrenos suscetíveis de serem cultivados. Existiam inclusivamente bosques de bétulas, que prontamente tombaram ante os machados dos primeiros colonos. Com frequência se achava madeira à deriva nas praias. À data, as focas e as baleias abundavam, providenciando carne, gordura e óleo. Sem dúvida, a Islândia era uma terra inóspita, mas os Nórdicos eram resilientes e industriosos.
A Islândia foi colonizada pelos Nórdicos, nos finais do século IX, que deram início a uma próspera e ímpar cultura nas orlas do mundo conhecido. Até ter sido tomada pelo Reino da Noruega, em 1262, a ilha careceu de governo central, consistindo ao invés num conjunto de pequenos e grandes domínios tribais que mediavam os seus conflitos com recurso a uma forma incipiente de sistema parlamentar.
As colónias estabelecidas na Gronelândia terão possivelmente sido as mais impressionantes, tendo em conta que a inclemente e inóspita região se encontrava virtualmente desabitada quando inicialmente a alcançaram. A Gronelândia é colossal, prolongando-se por quase 840 000 milhas quadradas (perto de 2,2 milhões de quilómetros quadrados). O interior é composto de montanhas e glaciares inabitáveis, mas a periferia é recortada por inúmeros fiordes que abrigam os habitantes de alguns dos ventos mais cruéis.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ASIN: B08HPKQS7V
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 5537 KB
- Nº de Páginas: 73
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Os vikings na Islândia: a história das expedições e assentamentos nórdicos em toda a Islândia, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.