Os arranjos institucionais e o sistema de regulação: reflexões a respeito da industrialização brasileira nos anos 1930 e da Constituição de 1988
Por Bruno Laércio de Melo A obra analisou como se deram os arranjos estruturais e econômicos do capital no Brasil e no sistema de regulação econômica pós-processo de industrialização nos anos seguintes a 1930 e quais seus reflexos no desenvolvimento nacional pós-Constituição Federal 1988. A construção do capitalismo importou necessariamente na modificação e criação de um sistema de regulação capaz de atender as demandas do capital. Particularmente, é preciso evidenciar as distintas formas de regulação criadas em prol de determinados grupos econômicos de interesse e seus reflexos na sociedade brasileira. Também é preciso ressaltar que essa forma particular de estruturação do capitalismo consolidou as bases do capitalismo nacional e, por consequência, gera ao Estado Nacional pós-Constituição de 1988 reflexos basilares do capitalismo. A construção do Estado capitalista brasileiro e os fundamentos constitucionais da ordem econômica, em especial os princípios elencados, possuem vínculo direto com a construção do capitalismo. As estruturas normativas econômicas presentes na Constituição de 1988 são construções históricas típicas da formação do capitalismo no Brasil.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Bruno Laércio de Melo
- ISBN-10: 6525201039
- ISBN-13: 978-6525201030
- ASIN: B0977JG7FK
- Editora: Dialética
- Idioma: Português
- Tamanho: 2128 KB
- Nº de Páginas: 183
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Os arranjos institucionais e o sistema de regulação: reflexões a respeito da industrialização brasileira nos anos 1930 e da Constituição de 1988, escrito por Bruno Laércio de Melo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.