Oriundi: Memórias entre dois continentes
Por Guilherme BalistaOs italianos nascidos fora da Itália são chamados oriundi (oriundos; em português). Entre eles estão filhos, netos, bisnetos, trinetos, etc., de imigrantes e são jure cidadãos, baseado no conceito jus sanguinis (direito de sangue), em que todos aqueles que têm origem italiana são igualmente italianos natos, assim como os nascidos em território italiano. No Novo Mundo contrasta-se então com o jus soli (lei do solo) da América. O Brasil abriu seus braços aos imigrantes e os imigrantes, por sua vez, conseguiram sobreviver em sua nova pátria. A relação entre italianos e brasileiros foi importante para ambos e juntos contribuíram a fazer do país uma grande nação.
Através deste livro, Guilherme Balista compartilha relatos da sua história de família. Reuniu fragmentos e informações presentes nos “baús” da memória de seus familiares e que escuta desde a infância. Ercolano Gerolamo Ballista e Maria Luigia Frego atravessaram o oceano em busca de melhor qualidade de vida, realizar o sonho de “fazer a América” e como muitos outros italianos, foram trabalhar na agricultura. São detalhes tão ricos que não podem ser perdidos. As lembranças de sua família são traduzidas nesta obra e transforma-se, assim, em patrimônio que agrega valor a cada um de seus componentes e, em geral, a todos os italianos e oriundos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Guilherme Balista
- ASIN: B083F31N7K
- Idioma: Português
- Tamanho: 6207 KB
- Nº de Páginas: 65
- Categoria: Biografias e Histórias Reais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Oriundi: Memórias entre dois continentes, escrito por Guilherme Balista. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.