Traduzidos por André Consciência e comentados por André Consciência (pt), com introdução e estruturação do sistema mágico/místico Sumério e do seu contexto histórico por Pablo Silva (br), membro do Núcleo RJ1 da Universidade Rose Croix Internacional.
Sinopse
Apesar deste poema revelado ser usualmente atribuído ao contemporâneo de Marcus Aurelius, Juliano o Teúrgo, filho de um outro Juliano considerado o Caldeu (Caldeu sendo uma designação da época para conhecedor das esferas celestes), os Oráculos Caldeus estão cobertos de controvérsia quanto à sua origem, a sua correta tradução e a sua correta interpretação. Ora se afirma que fazem parte dos cânones da filosofia neoplatónica, ora que de facto se mantém, até certo ponto, fiel aos princípios do Zoroastrismo, as suas únicas alterações sendo por tradução ao grego, a essência havendo permanecido. Alguns defendem que a obra deve ser interpretada à luz da Tradição Hermética ou, em particular, do Egipcianismo da época da Renascença. Outros ainda defendem que a sua interpretação sã só pode ser realizada à luz de tradições ancestrais, como aquelas do Antigo Egito ou a Cabala oriunda dos hebreus. Depois existe mesmo quem lhe empreste a lente do gnosticismo, da teurgia ou da teosofia.
A origem deste texto, considerado essencial pela Golden Dawn e sendo a base principal de um dos ritos mais famosos da Thelema, A Estrela Rúbi, é obscura, o qual, em algumas versões, sofreu de alterações drásticas conforme adaptação aos comentários dos seus entendidos e dos seus primeiros tradutores, do grego ao latim, ao inglês e outras línguas modernas.
Entre todas as traduções, sendo que não estou em posição de examinar proficuamente os textos em grego e latim, considerei a mais fiel entre as lidas, aquela de Thomas Stanley, de 1661. O motivo baseia-se na seguinte passagem: “Não meças as Medidas do Sol, reunindo Doutrinas. O Sol é movido pela Vontade Eterna do Pai, não por tua causa.” Ou seja, a tradução e edição de Thomas Stanley, não sendo a mais moderna nem de longe a mais antiga é todavia a que vejo como a mais primordial (e é sobretudo a primordialidade e inteligência original que nos evoca o Caldaico, a Mesopotâmia) e, excluindo as explicações de Pleto e Psellus, que removi parcialmente, é a tradução que baseia esta obra em nada mais e nada menos que si mesma, desconsiderando a que tradição afinal deve ela ser atribuída e sobre que valores e lógicas deve ela ser examinada, e fazendo dela a sua própria tradição, dela extraindo os seu próprio bem e o seu próprio mal. Assim é que as palavras obtidas e por mim transformadas, naquilo em que são traduzidas, tornam-se movidas por Vontade da Inspiração Primeira, largando os grilhões da razão pré-estruturada para dar lugar à Luz, isto é, ao que Zoroastro apelidou de Fogo Sagrado.
André Consciência
Sobre a editora:
Sabedoria Arcana é uma iniciativa que visa divulgar o conhecimento arcano através de artigos, livros, vídeos e cursos. Nossa missão é causar mudanças na vida das pessoas através do ensino e da aplicação prática desses conhecimentos, levando-as a tornarem-se pessoas melhores, mais evoluídas e com uma visão mais ampla da realidade.
Temos a certeza de que apresentando uma nova faceta da realidade às pessoas, ampliaremos seus horizontes e possibilitaremos que essas pessoas que tenham passado por essa experiência, tenham uma gama maior de escolhas em suas vidas, obtendo maior sucesso, ganhando maior conhecimento sobre si mesmas, e conquistando uma paz que deriva da sabedoria, em seu dia a dia.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): André Consciência
- ISBN-10: 6500195868
- ISBN-13: 978-6500195866
- ASIN: B09218YNW8
- Editora: Sabedoria Arcana
- Idioma: Português
- Tamanho: 1266 KB
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Oráculos Caldeus, escrito por André Consciência. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.