A burocratização, a impessoalidade das relações sociais na nova sociedade industrial e a complexidade dos problemas impedia que um indivíduo pudesse atuar ativa e conscientemente no cenário político e social como propunha a teoria democrática. Predominava agora a influência de grupos poderosos na administração da opinião pública. Neste novo ambiente, o que estava em jogo era o “pseudo-ambiente”, ou seja, as imagens criadas indiretamente pela ação da mídia e do noticiário em nossos mapas mentais. São estas imagens estereotipadas da realidade que controlam os afetos e os rancores, e que determinam o humor do público. E elas resultam menos da capacidade cognitiva do indivíduo e mais da manipulação e administração do consenso social pelas partes interessadas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Walter Lippmann
- Tamanho: 2348 KB
- Nº de Páginas: 364
- Editora: Vozes
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Opinião pública (Clássicos da Comunicação Social), escrito por Walter Lippmann. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.