O triângulo mineiro: O Aleijadinho, a arte sacra e Maçonaria
Por Aloyso Niemeyer FilhoOs inconfidentes eram maçons? A Igreja Católica e o Governo de Portugal perseguiam os maçons? O que a Maçonaria representou na independência do Brasil? Por que o Aleijadinho escondeu a simbologia maçônica em boa parte das suas obras? O Triângulo Mineiro – o Aleijadinho, a Arte Sacra e a Maçonaria, responde a essas e a outras perguntas ao examinar a vida e a obra desse gênio escultor e arquiteto do período colonial brasileiro.
Sem a pretensão de provar coisa alguma, impor outras ou ser uma biografia, o texto tenta mostrar a lógica e as provas, com fatos, fotos e argumentos, que Aleijadinho foi um maçom ou, pelo menos como alguns podem deduzir, estava muito bem informado sobre os ritos e os símbolos da Maçonaria.
O autor apresenta aos leitores uma gama de informações sobre a Maçonaria, sobre os inconfidentes, sobre Aleijadinho e sua obra.
Não há tramas nem conflitos; há apenas história. O resultado é um retrato da arte barroca desse período no Brasil, então colônia de Portugal, e da influência da Maçonaria em várias situações em vários personagens da conjuração mineira.
O presente trabalho é, certamente, uma obra esclarecedora de história e síntese, vistas pelos olhos de um historiador que zela pela pesquisa séria e pela verdade histórica.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Aloyso Niemeyer Filho
- ASIN: B01J4JTTK4
- Editora: Kiron
- Idioma: Português
- Tamanho: 20151 KB
- Nº de Páginas: 135
- Categoria: Biografias e Histórias Reais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O triângulo mineiro: O Aleijadinho, a arte sacra e Maçonaria, escrito por Aloyso Niemeyer Filho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.