O trauma secreto na infância lidando com a perda, a dor e a doença: Como ajudar uma criança através do trauma
Por Prof LeoPodemos pensar em algo muito sério e que deixa a pessoa marcada para sempre, ou também podemos sentir que é algo que acontece com outras crianças, com quem vive na pobreza ou em condições precárias. socioeconômico muito vulnerável, ou automaticamente o vinculamos a alguém que já tenha um transtorno psiquiátrico. Podemos até imaginar que essas crianças que sofreram abuso físico, abuso sexual e negligência são as únicas que vivenciam o trauma (e essas crianças moram longe de você, em outras cidades, bairros, vilas e instituições). Além disso, o que poderíamos chamar de “abuso da classe alta” é institucionalmente silenciado e negado, tanto para pais e profissionais, pois o que não sei possui dados sobre tipos e prevalência (mas todo clínico de saúde mental sabe, por sua experiência, o que é uma realidade oculta). Mas, o que veremos, o trauma é muito mais do que esses três tipos de vulnerabilidades e, sobretudo, é muito mais frequente do que o que as pessoas pensam.
Um ponto de interrogação o que ele tem rondado em minha mente por anos é para muitos adultos que é tão difícil assistir, reconheça e tome consciência da dor na infância. Essa questão começou a surgir em mim quando em 2003 começamos a fazer estudos sobre o fenômeno do bullying. Nas escolas e organizações privadas e governamentais, onde quer que fomos pedir financiamento para realizar esses estudos, recebemos respostas do tipo: “para que você queira estudar isso, sim é tão típico e normal nas escolas?”
No que nos une, dado o nível de sofrimento e deterioração das crianças com DC, sabe-se (mas não pratica) que precisam de mais investimento do que o resto das crianças. Precisam de cuidados comprometidos que se traduzam em tempo, recursos físicos e, em tudo, significa emocional. Infelizmente, o que são crianças que vivem em estatísticas ocultas, geralmente recebem menos do que um cuidado relativamente adequado, provocando-lhes um aumento progressivo em sua deterioração geral. No caso dos profissionais, ocorre o mesmo: enquanto mais investe o profissional em tempo de estudo, trabalho, esforço, a consequência inevitável é maior expertise e experiência no que faz. Já li o livro Oriente é um investimento para as crianças com TC.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Prof Leo
- ASIN: B09YRK7GD4
- Idioma: Português
- Tamanho: 630 KB
- Nº de Páginas: 222
- Categoria: Autoajuda
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O trauma secreto na infância lidando com a perda, a dor e a doença: Como ajudar uma criança através do trauma, escrito por Prof Leo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.