O TRABALHO INSALUBRE DA GESTANTE E DA LACTANTE: Repercussões da Lei nº 13.467/2017 e do julgamento da ADI 5.938
Por Marina Miranda Barbosa A Reforma Trabalhista alterou a redação do artigo 394-A da CLT, para permitir que a mulher gestante trabalhasse em ambientes insalubres de grau mínimo e médio, e a lactante em qualquer grau de insalubridade, devendo ser afastadas, tão somente, se apresentassem atestado médico. A alteração trouxe à baila a discussão acerca da proteção ao trabalho da mulher, das formas de discriminação de gênero e da proteção à saúde e à segurança das empregadas nos ambientes de trabalho. No julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou tal medida inconstitucional, fundamentando-se na igualdade de gênero nas relações trabalhistas, na vedação ao retrocesso social e no princípio da precaução, a fim de agregar a legislação trabalhista aos preceitos protecionistas defendidos pela Constituição Federal de 1988.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Marina Miranda Barbosa
- ASIN: B08LF2P13W
- Editora: FB da Silva Livros – Nossa Livraria
- Idioma: Português
- Tamanho: 415 KB
- Nº de Páginas: 76
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O TRABALHO INSALUBRE DA GESTANTE E DA LACTANTE: Repercussões da Lei nº 13.467/2017 e do julgamento da ADI 5.938, escrito por Marina Miranda Barbosa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!