O tempo das paixões tristes: As desigualdades agora se diversificam e se individualizam, e explicam as cóleras, os ressentimentos e as indignações de nossos dias
Por François DubetSobre o livro
Vivemos um tempo de paixões tristes. Esse momento é explicado pelo aumento das desigualdades, mas sobretudo pela transformação de sua natureza.
O sofrimento social não é mais experimentado como uma provação que exige lutas coletivas, mas como uma série de injustiças pessoais, discriminação, experiências de desprezo, questionamento da autoestima.
Incapazes de designar adversários com os quais lutar, os indivíduos são levados por um ressentimento que alimenta o populismo de todos os lados. O regime de múltiplas desigualdades gera uma sociedade raivosa. Eis o mundo de hoje. É preciso compreendê-lo para resistir à vertigem da indignação.
_______________________________________________________________________
“Dubet examina os mecanismos que, em um período de flagrante desigualdade global, colocam na dianteira das reações sociais a raiva, o ressentimento e, muitas vezes, a competição com aqueles mais próximos de nós na escala social.” La Nacion
“Para François Dubet, a raiva individual que não encontra expressão política alimenta os movimentos populistas.” Le Monde
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores













