O Sabre e o Livro: trajetórias históricas do Colégio Militar de Curitiba (1959–1988)
Por Gilberto de Souza ViannaSobre o livro
Durante o decorrer do século XX foram construídos Colégios Militares do Exército em importantes cidades do Brasil: Fortaleza, Porto Alegre e Barbacena, e fundados de 1910 a 1920. Em 1950-1960 são fundados os colégios militares de Salvador, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.
Em 1970 a 1980, o colégio de Manaus e de Brasília. E, finalmente, nos anos de 1990, os colégios de Santa Maria, Juiz de Fora e Campo Grande.
O presente livro é uma contribuição para a história do Colégio Militar de Curitiba, no sentido de investigar como sua imagem foi construída nos aspectos culturais e na memória da sociedade paranaense, durante o período de 1959-1988.
Colégio esse que fez parte integrante do plano de criação de ginásios e colégios militares, em 1953, pelo E.M.E. (Estado Maior do Exército), por ordem do general Henrique Lott, então ministro da guerra, e com o apoio do então governador do Paraná, Moysés Lupion.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Sabre e o Livro: trajetórias históricas do Colégio Militar de Curitiba (1959–1988), escrito por Gilberto de Souza Vianna. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













