O Reino de Deus: Uma Expressão Batista da Teologia Pactual (Obras de Jeffrey D. Johnson Livro 6)

Por Jeffrey D. Johnson

Sobre o livro

Johnson faz uma apresentação impressionante de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, da história da realização do Pacto da Graça através do conflito entre as duas descendências. O livro é envolvente e convincente enquanto ilustra o argumento doutrinário de maneira poderosa.

O autor conta a história que é a rubrica ontológica por detrás de todas as boas histórias.

Se o leitor dedicar uma atenção séria ao compromisso perseverante de Johnson com o tema bíblico do Reino de Deus, ele expandirá o seu conhecimento pessoal das Escrituras, aumentará sua confiança na sabedoria e na certeza da providência divina e irromperá em um louvor a Deus pela sua graça invencível.

— Tom Nettles Professor de Teologia Histórica The Southern Baptist Theological Seminary

Dentre os muitos livros que existem sobre teologia pactual, raramente encontramos um que seja acessível aos neófitos, ao mesmo tempo que instrui o estudante avançado sobre o assunto. Este livro faz essas duas coisas.

Se o primeiro livro de Jeff Johnson, A Falha Fatal, explicou o que a teologia pactual batista não é, O Reino de Deus, explica o que ela é.

Na minha opinião, a contribuição mais importante desta obra é nos mostrar a história da salvação através de todos os pactos bíblicos em uma perspectiva batista reformada. O tratamento muito profundo que Johnson dá ao pacto abraâmico nesta obra é uma das exposições mais claras que já li.

Depois de terminar a leitura, você terá uma visão mais clara acerca do panorama do Reino de Deus”.

— Pascal Denault Autor de Os Distintivos da Teologia Pactual Batista

O Reino de Deus, por Jeffrey Johnson, é uma obra que recomendo para batistas e pedobatistas. Ele explica os pactos bíblicos e a relação deles com o reino de Deus através de toda a Bíblia.

É especialmente interessante a sua explicação do pacto abraâmico como um pacto formado por dois elementos, incondicional e condicional. Isso se baseia na sua compreensão do requisito contínuo do Pacto das Obras quebrado, bem como da promessa instituída do Pacto da Graça, em Gênesis 3:15.

Assim, ele coloca o Senhor Jesus Cristo no centro dos pactos de Deus para restabelecer o reino de Deus que havia caído. Achei a sua narrativa dos pactos e reino de Deus através da história bíblica quase devocional, bem como informativa.

Meu coração foi aquecido pela fidelidade de Deus na história bíblica trazendo o seu Filho a este mundo para cumprir o Pacto das Obras por nós e estabelecer a vitória do Pacto da Graça sobre o pecado, Satanás, a morte e o inferno em favor de seu povo eleito.

Esta não é uma tarefa pequena para uma obra teológica! Um ponto em que geralmente há desacordo é a sua explicação do pacto feito no Sinai como uma reinstituição do Pacto das Obras.

Creio que existe apenas um Pacto das Obras puro instituído na história e que o pacto feito no Sinai foi uma adição subsidiária e temporária ao pacto abraâmico, que proclamou o Pacto das Obras através da lei e proclamou a Cristo no Pacto da Graça através do sistema sacrificial.

No entanto, Johnson afirmou o caminho da fé apenas sob o pacto do Sinai para crentes como Moisés, Josué, Davi etc. Assim, para além dessa questão mínima, recomendo a leitura de O Reino de Deus como um acréscimo bem-vindo à teologia pactual batista.

Penso que você será abençoado por ler a apresentação dele sobre o Senhor Jesus Cristo como cumprimento do Pacto das Obras em nosso favor, para que a graça de Deus seja concedida com justiça aos pecadores”.

— Fred Malone Autor de The Baptism of Disciples Alone

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores