O Rei Trovador e a Demarcação Social
Por José D'Assunção Barros Nos movimentos trovadorescos medievais, não raras vezes encontramos a figura do rei-trovador – um tipo de monarca que, para além de comandar um reino e uma corte sofisticada que inclui o trovadorismo como uma prática cultural, é ele mesmo um trovador. Em Portugal e Castela medievais, temos nos reis Dom Dinos e Dom Afonso X dois exemplos dos mais conhecidos de reis-trovadores. Este livro examina como os reis trovadores ibéricos lidaram, poeticamente, com a questão da demarcação social – estabelecendo limites e demarcações tanto no interior da nobreza como das camadas sociais não-aristocráticas. Os reis-trovadores aqui emergem como artistas satíricos habilidosos, e suas cantigas mostram-se como retratos de tensões sociais diversas, das hierarquias que atravessam as sociedades por eles governadas, do confronto entre projetos políticos divergentes, e de inúmeras outras questões socio-culturais importantes.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José D’Assunção Barros
- ASIN: B01ARR0OFG
- Idioma: Português
- Tamanho: 581 KB
- Nº de Páginas: 52
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Rei Trovador e a Demarcação Social, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!