O que é Marketing Multinível?: A história, as características desse mercado e porque você deve evitar empresas com esse modelo de negócio.
Por Charles Bianchi Esse livro existe para ajudar as pessoas a entender os malefícios do modelo de negócio das empresas de Marketing Multinível (MMN). Infelizmente existe pouca informação sobre essas empresas escrito em português. A maioria dos textos aborda apenas problemas específicos, costumam estar espalhados pela internet e muitas vezes não dão todo o contexto necessário para entender a gravidade da situação.
Esse livro é dividido em quatro capítulos.
O primeiro é uma breve explicação do que é uma pirâmide financeira e a descrição de uma de suas encarnações, o jogo do avião. Se você já está familiarizado com o assunto, fique à vontade para pular esse capítulo.
O segundo capítulo é uma descrição do que é o marketing multinível e suas principais características. Além disso, listo todas as entidades responsáveis por fiscalizar as empresas que utilizam esse modelo de negócio nos Estados Unidos e no Brasil. Se você for a história de como nasceu e foi criado o MMN é importante ler essa parte
O terceiro é uma breve história do Marketing Multinível: origens, principais empresas, primeiros processos, influências culturais e tudo que aconteceu para chegarmos nos dias de hoje.
O quarto e último capítulo é o mais importante para quem quer entender como operam essas empresas, a diferença entre as promessas e o que se encontra quando você se torna um distribuidor, quais são os sinais de que uma empresa está prestes a quebrar. No fim, umas poucas dicas do que fazer se você ou algum amigo se envolver nesses esquemas.
Quase todas as fontes para esse livro vieram do material escrito na língua inglesa, onde já existe um grande movimento anti-MMN grande e que já vem a décadas alertando contra as empresas que usam esse modelo de negócio. Infelizmente a quantidade de pessoas que falam inglês no Brasil é muito pequena, sendo assim um dos objetivos é tornar acessível o conhecimento que já existe lá fora.
Tentei escrever com uma linguagem simples e acessível a todos, já que a minha intenção aqui é divulgar o conhecimento para o maior número possível de pessoas. O mundo do MMN tem uma linguagem própria, cheia de jargões e expressões em inglês, quase uma linguagem própria. Se houver alguma dúvida sobre alguns dos termos utilizados, por favor utilize o glossário no final do livro.
Todas as fontes utilizadas são mencionadas nas notas de rodapé e estão listadas nas últimas páginas. São livros, podcasts, blogs e sites especializados, além de órgãos oficiais do governo americano e brasileiro.
Evito ao máximo citar empresas específicas quando falo sobre o funcionamento e as armadilhas dessas oportunidades financeiras. Não vale a pena perder tempo discutindo casos específicos quando o modelo de negócio em si é inerentemente enganoso, servindo para tirar dinheiro da base e enviar para o topo. Além disso, não quero dar a impressão que empresas que não foram citadas são de alguma maneira inocentes.
Algumas marcas são mencionadas, por se encaixarem em um de dois motivos:
1) Se foram pioneiras em alguma estratégia relevante ou elemento que continua sendo utilizada até hoje e portanto são importantes do ponto de vista histórico.
2) Se são citadas em pesquisas, processos judiciais, reportagens ou outros documentos que são apresentados ou referidos no livro.
No quarto capítulo “Como operam as empresas de MMN” por diversas vezes me refiro aos novos distribuidores ou aqueles que estão em processo de ser recrutados como vítimas. Quero enfatizar que a maioria das empresas vive de explorar seus próprios membros, para que poucos no topo enriqueçam. O primeiro passo para se livrar das garras dessas empresas é aceitar que a culpa não é dos distribuidores (pelo menos não daquelas na base) e que eles estão sendo enganados com falsas promessas e táticas predatórias.
Esse livro é dividido em quatro capítulos.
O primeiro é uma breve explicação do que é uma pirâmide financeira e a descrição de uma de suas encarnações, o jogo do avião. Se você já está familiarizado com o assunto, fique à vontade para pular esse capítulo.
O segundo capítulo é uma descrição do que é o marketing multinível e suas principais características. Além disso, listo todas as entidades responsáveis por fiscalizar as empresas que utilizam esse modelo de negócio nos Estados Unidos e no Brasil. Se você for a história de como nasceu e foi criado o MMN é importante ler essa parte
O terceiro é uma breve história do Marketing Multinível: origens, principais empresas, primeiros processos, influências culturais e tudo que aconteceu para chegarmos nos dias de hoje.
O quarto e último capítulo é o mais importante para quem quer entender como operam essas empresas, a diferença entre as promessas e o que se encontra quando você se torna um distribuidor, quais são os sinais de que uma empresa está prestes a quebrar. No fim, umas poucas dicas do que fazer se você ou algum amigo se envolver nesses esquemas.
Quase todas as fontes para esse livro vieram do material escrito na língua inglesa, onde já existe um grande movimento anti-MMN grande e que já vem a décadas alertando contra as empresas que usam esse modelo de negócio. Infelizmente a quantidade de pessoas que falam inglês no Brasil é muito pequena, sendo assim um dos objetivos é tornar acessível o conhecimento que já existe lá fora.
Tentei escrever com uma linguagem simples e acessível a todos, já que a minha intenção aqui é divulgar o conhecimento para o maior número possível de pessoas. O mundo do MMN tem uma linguagem própria, cheia de jargões e expressões em inglês, quase uma linguagem própria. Se houver alguma dúvida sobre alguns dos termos utilizados, por favor utilize o glossário no final do livro.
Todas as fontes utilizadas são mencionadas nas notas de rodapé e estão listadas nas últimas páginas. São livros, podcasts, blogs e sites especializados, além de órgãos oficiais do governo americano e brasileiro.
Evito ao máximo citar empresas específicas quando falo sobre o funcionamento e as armadilhas dessas oportunidades financeiras. Não vale a pena perder tempo discutindo casos específicos quando o modelo de negócio em si é inerentemente enganoso, servindo para tirar dinheiro da base e enviar para o topo. Além disso, não quero dar a impressão que empresas que não foram citadas são de alguma maneira inocentes.
Algumas marcas são mencionadas, por se encaixarem em um de dois motivos:
1) Se foram pioneiras em alguma estratégia relevante ou elemento que continua sendo utilizada até hoje e portanto são importantes do ponto de vista histórico.
2) Se são citadas em pesquisas, processos judiciais, reportagens ou outros documentos que são apresentados ou referidos no livro.
No quarto capítulo “Como operam as empresas de MMN” por diversas vezes me refiro aos novos distribuidores ou aqueles que estão em processo de ser recrutados como vítimas. Quero enfatizar que a maioria das empresas vive de explorar seus próprios membros, para que poucos no topo enriqueçam. O primeiro passo para se livrar das garras dessas empresas é aceitar que a culpa não é dos distribuidores (pelo menos não daquelas na base) e que eles estão sendo enganados com falsas promessas e táticas predatórias.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles Bianchi
- ASIN: B08ZM7JRPK
- Idioma: Português
- Tamanho: 3060 KB
- Nº de Páginas: 150
- Categoria: Autoajuda
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O que é Marketing Multinível?: A história, as características desse mercado e porque você deve evitar empresas com esse modelo de negócio., escrito por Charles Bianchi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.