O que é a ciência?: A ciência sob um exame de consciência
Por Francisco ProsdocimiO capítulo 1 é intitulado “Ciência versus Pseudociência” e apresenta uma abordagem geral da discussão em que considera a visão mais comumente empregada pelos próprios cientistas para compreender a ciência hoje em dia. Tal visão baseada principalmente nas ideias de Carl Sagan e Richard Dawkins é também confrontada e criticada.
Em seguida (Capítulo 2), a obra apresenta informações sobre a “Ética da discussão”. Na era da pós-verdade em que vivemos, é muito fácil confundir opinião com conhecimento. Vamos discutir a questão da retórica, assim como a questão das “fake news”. Para isso, o autor retoma Aristóteles e explica conceitos básicos de lógica, assim como as falácias e erros de argumentação mais comumente usados.
No Capítulo 3, a história da filosofia e da ciência ocidental são apresentadas brevemente a partir da revolução racional promovida por René Descartes e seu determinismo racionalista. Através de um passeio histórico, o autor chega até a revolução promovida por Albert Einstein, que demonstrou que a maior teoria científica de todos os tempos, a física newtoniana, estava incorreta em inúmeros pontos.
No Capítulo 4, o autor explica com bastantes detalhes as visões científicas dos dois mais influentes filósofos da ciência do século XX: Karl Popper e Thomas Kuhn.
O Capítulo 5 vai tratar da reviravolta causada pela corrente pós-modernista na compreensão e interpretação das ciências naturais. Possivelmente esse foi o golpe mais forte que a filosofia já apresentou às ciências naturais. Até hoje as ciências ainda não se recuperaram dessa crítica e essa é, de fato, uma das razões pelas quais chegamos hoje na era da pós-verdade.
No Capítulo 6, o autor nos apresenta o que indica ser a única saída epistemológica honestaao desafio dos pós-modernistas: o pragmatismo. Essa corrente nos levará a aceitarmos a distinção entre as buscas científicas e a verdade, além da constatação que diversos tipos de conhecimento não-científicos apresentam uma enorme importância em nossa sociedade.
Finalmente, o Capítulo 7 tentará unir ciência, espiritualidade e religião através da Ética. Ao demonstrar que muitos conhecimentos científicos são provisórios, enquanto outros estão em fase de ser confirmados pela ciência, o autor mostra que a ciência tem grandes limitações. Ao mesmo tempo, ela não tem em si nenhuma ferramenta para distinguir quais tipos de conhecimentos devem ser estimulados e quais devem ser deixados de lado pelo bem da humanidade. E para fechar o livro, o autor apresenta uma discussão epistemológica sobre o tema da pandemia do COVID-19.
Cientista com inúmeras publicações de alto impacto em seu currículo, o Dr. Francisco Prosdocimi trabalhou em países como a França, Inglaterra, México, Alemanha, Itália e Estados Unidos, conhecendo assim a ciência desde dentro e nos brindando com sua rica experiência sociológica internacional. O autor é também professor de yoga e um grande interessado pela área da etnobotânica. Dessa forma, ele discute a relação da ciência com as práticas milenares e com os conhecimentos tradicionais humanos, os quais acredita que devam ser tratados com respeito e que devem prover inspiração para o desenvolvimento de novas abordagens científicas. Ciência, história, ecologia e espiritualidade devem dessa forma atuar como aliadas para auxiliar no desenvolvimento harmônico da humanidade ao longo do século XXI.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Francisco Prosdocimi
- ASIN: B08WLGQDVZ
- Editora: ArtecomCiência
- Idioma: Português
- Tamanho: 1006 KB
- Nº de Páginas: 162
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O que é a ciência?: A ciência sob um exame de consciência, escrito por Francisco Prosdocimi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.