O Protagonismo do Diabo em Machado de Assis
Por Paulo Sérgio de ProençaQual é o papel que o Diabo exerce nas obras do autor? É isso que O protagonismo do Diabo em Machado de Assis pretende analisar, a partir de excertos diversos, escritos em gêneros diferentes, representativos da coerência com que a obra machadiana retrata as contradições humanas, inspiradas ora em Deus, ora no Diabo, que sempre andam juntos, um ao outro sustenta.
O Diabo, tendemos a enxergá-lo no Outro, no diferente, diante do qual nos sentimos ameaçados e que, por isso mesmo, deve ser eliminado. Machado resolve esse dilema ao rejeitar o figurino tradicional com que o pintamos. Fica a suspeita de que o Mal-Diabo não está no Outro somente, mas também dentro de cada um de nós, o que explicaria as contradições eternas a que todos os seres humanos estão expostos.
No conto “A Igreja do Diabo”, o próprio Deus diz que a contradição dos seres humanos é eterna, para consolar o Diabo das decepções que os humanos lhe tinham causado.
O bruxo de Cosme Velho domesticou todas as legiões. Como se vê, o Diabo machadiano não inspira medo. Os seres humanos, sim.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Paulo Sérgio de Proença
- ISBN-10: 8547316655
- ISBN-13: 978-8547316655
- ASIN: B07Y42LNCC
- Editora: Appris
- Idioma: Português
- Tamanho: 1315 KB
- Nº de Páginas: 118
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Protagonismo do Diabo em Machado de Assis, escrito por Paulo Sérgio de Proença. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.