O Princípio da Atracção (Portuguese Edition – Livro em Português)
Por Teresa Direitinho“Um verdadeiro traveling cinematográfico que nos prende de um parágrafo para o outro até encontrarmos o desenlace que a maturidade dos intervenientes acaba por exigir. Um longo folhear que nunca nos faz desanimar por estar bem contada e repleta de um suspense astutamente feminino.”
Desidério Murcho, in Jornal Público
“Talvez a leitura seja compulsiva porque nos vence pela força simples das emoções verdadeiras.
(…) Quem conhece o “Quarteto de Alexandria”, de Lawrence Durrell, reconhece neste romance o mesmo tema: a compreensão da amizade e do amor, daquela amizade funda que partiu da adolescência, daquele amor que desampara e dói. Mas, surpreendentemente, dada a alma fadista nacional, não há neste romance um lado negro: há luz a jorros por todo o lado e a vontade simples da felicidade simples.”
Joana Caspurro, in Revista Alentejo
“(…) um olhar crítico, humanista, sobre si, o outro e o mundo. (…) uma história de amor e amizade, conduzida, com cientifico rigor, pela encruzilhada das estrelas.”
Ana Margarida Ramos, in Diário do Minho
“Assim, mais do que um romance com um fundo musical ou mesmo com banda sonora, podemos falar de um texto que encontra na música e nos textos das canções um interdiscurso privilegiado para definir a forma de pensar e de sentir de um grupo alargado de pessoas, dando-lhes causas comuns.”
Maria José Rijo, in Jornal Linhas de Elvas
“(…) obra que se lê de um só fôlego, quer pelo interesse que o entrecho suscita, quer pela sua qualidade literária, quer, ainda, pela fluidez e beleza da narrativa.”
–//–
Sinopse
Ao enterrarem uma garrafa no olival de um monte alentejano, contendo dentro os seus desejos de adolescentes, Laura, Artur e David partem na demanda dos mistérios da amizade e do amor.
Poderão estes ser entendidos à luz das leis universais, aquelas que explicam os fenómenos físicos da terra e dos astros? Ou obedecer aos ideais de nobreza de que falavam as novelas medievais? Ou apenas inspirar-se nas melodias doces cantadas pela voz dos bardos?
Numa história que começa no Verão de 1978 e se prolonga até ao final do século XX, saltando entre Portugal, a Inglaterra e outras regiões do globo, acompanhamos as incertezas ligadas ao processo de crescimento das três personagens principais. Elas surgem-nos narradas pela voz de Laura que, uma noite, ao olhar os céus do Alentejo, descobriu uma “ideia cósmica de felicidade” à qual talvez fosse possível chegar através do fascinante mundo da Astronomia.
É da sua relação com as estrelas, personificadas por dois jovens irmãos ingleses que regularmente passavam as férias num local chamado “Monte dos Ciprestes”, que fala “O Princípio da Atracção”.
O Princípio da Atracção, primeiro romance de Teresa Direitinho, foi editado em 2003 pela Oficina do Livro. A sessão de lançamento teve lugar no Planetário de Lisboa, a 1 de Outubro, com a apresentação de João David Nunes e a colaboração do NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia. Em 2005, o romance venceu o Prémio Mais Literatura atribuído pelos leitores da revista Mais Alentejo.
“Eu sabia bem o que era sonhar. Em tempos, vira estrelas cadentes no céu, interpretara musicais sobre searas (…) e até chegara a adormecer acreditando no mito do poder dos carvalhos. Sonhos eram sonhos e os meus tinham, talvez, de ser renovados.”
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Teresa Direitinho
- ASIN: B007VGOJDK
- Idioma: Português
- Tamanho: 513 KB
- Nº de Páginas: 417
- Categoria: Jovens e Adolescentes
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Princípio da Atracção (Portuguese Edition – Livro em Português), escrito por Teresa Direitinho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.