No dia 16 de novembro de 2016, o Dicionário Oxford adicionou a palavra “pós-verdade” e elegeu este verbete como a a palavra do ano de 2016.
Cinco anos antes, porém, o sistema filosófico do escritor Daniel Aço já dissertava sobre a ideia básica de pós-verdade: a de que as crenças se sobrepõem, de certo modo, à evidência dos fatos e à razão.
E este ensaio é a base da concepção de pós-verdade de Daniel Aço.
Trechos do ensaio:
“Cada qual, seja cultural ou espiritualmente falando, é essencialmente um crente. Cada um crê inalienavelmente num repertório de coisas, seja de maneira rudimentar ou profunda, primitiva ou elevada, tosca ou sublime. Pode-se crer em tudo ou em nada, descrer de tudo ou nada. A rigor, qualquer coisa é possível e está passível de negação.”
“Como análise, esbocei um quadro em que as crenças humanas podem ser classificadas em quatro tipos: crenças religiosas, crenças filosóficas, crenças políticas e crenças do cotidiano.”
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Daniel Aço
- Tamanho: 458 KB
- Nº de Páginas: 10
- Categoria: Crítica Política e Ciências Sociais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Poder das Crenças, escrito por Daniel Aço. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.