O Paraíso dos Espiões: Qualquer semelhança com Casablanca não é mera coincidência
Por Rogério PinheiroPara chegar até Lisboa, o refugiado precisava enfrentar uma rota perigosa e cansativa. Viajar de trem ou de carro para França. Atravessar os Pirinéus a pé até a Espanha. Da Espanha, fazer o mesmo caminho de trem ou carro para chegar a Lisboa e de Lisboa para o Novo Mundo.
Milhares de refugiados chegaram a Portugal, principalmente depois da invasão da França pelo exército alemão em junho de 1940. Em Lisboa, quem tinha dinheiro, influência ou sorte conseguia os vistos e as passagens para a América sem muita dificuldade.
Já para os menos afortunados, o sonho terminou, pelo menos por enquanto, em Portugal. Com tantos refugiados em Lisboa sem poder para onde ir, o jeito foi enviar essa gente toda para vilas e cidades turísticas que a polícia portuguesa chamava de residência fixa.
Entre esses milhares de refugiados que chegaram a Lisboa depois de 1940, estava o jornalista judeu Isaac Salomon Blumberg. Depois de ser preso em Lisboa pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), Blumberg foi enviado junto com a esposa Sabine Melzer para residência fixa na Ericeira, uma vila de pescadores ao norte de Lisboa.
Blumberg não é um refugiado comum. Ele é considerado um dos principais nomes da resistência na Europa. Por muitos anos, o jornalista denunciou os planos armamentistas de Hitler e conhecia segredos militares do führer. Sabine por sua vez era procurada por ser comunista e judia, duas coisas que Hitler mais odiava em uma pessoa.
Na Ericeira, Blumberg organiza um grupo de resistência e com a ajuda do serviço secreto britânico tenta fugir de Portugal. Já a Gestapo não vai permitir que ele prossiga viagem. Junto com a PVDE, os nazistas vão montar uma grande operação para matar Sabine e enviar Blumberg de volta à Alemanha.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Rogério Pinheiro
- ASIN: B09FM5D3BT
- Idioma: Português
- Tamanho: 352 KB
- Nº de Páginas: 162
- Categoria: Policial, Suspense e Mistério
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Paraíso dos Espiões: Qualquer semelhança com Casablanca não é mera coincidência, escrito por Rogério Pinheiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.