O papel da linguagem fotográficaem procedimentos de projeto de produto
Por Júlio César Riccó Plácido da Silva A tese parte da premissa de que a linguagem fotográfica constitui recurso adicional e pertinente para aplicação no projeto de produto, representando uma ferramenta potencial para uso desde a pesquisa e captura1; a manipulação; e o tratamento de imagens para o design de produto, considerado da concepção à viabilização da ideia, e também na comunicação de resultados projetuais. Considera-se que esta linguagem colabora no design de produto, para a criação, a visualização e a compreensão das ideias, por meio de imagens pertinentes ao projeto, ao lado das demais técnicas e meios de representação usuais como sketches, desenho técnicos, protótipos e outros.
O universo da pesquisa versa sobre a formação em Design, realizando primeiro levantamentos bibliográficos sobre, as aplicações da linguagem fotográfica no processo de projeto de produto; passando pelas origens e influências conceituais e pedagógicas para o ensino de design de produto exercidas pela Bauhaus e pela Escola de Ulm; apresentando em seguida uma síntese do levantamento e da caracterização de técnicas, recursos e aplicações da fotografia e do vídeo no projeto de produto, procurando identificar a contribuição e os usos da linguagem fotográfica na construção e desenvolvimento gradual e sistemático de ideias, considerando a transmissão; a conservação, documentação e a memória, e a prospecção de conceitos e configurações (formais, geométricas, e experimentais em e através de imagens). Considera-se que estas trazem ao designer oportunidade diferencial para o projeto, colaborando para a ampliação de seu repertório imagético e de capacidades abstrativas na aplicação das ferramentas – analógicas e digitais – considerando o projeto, analise, avaliações de projeto de produto. Em seguida através de pesquisa qualitativa de campo realizada com professores de cursos de graduação em Design, no Estado de São Paulo, traça um panorama sobre o que eles entendem sobre a linguagem fotográfica; como aplicam as novas tecnologias no processo de projeto, e quais as estratégias de ensino sãoadotadas. Do ponto de vista dos alunos, através de levantamento quali e quanti, se percebeu o que eles conhecem a respeito, e em quais disciplinas ou recursos didáticos são abordados aspectos da linguagem fotográfica no ensino de projeto de produto.
Constata-se que muitas vezes seu avanço não é percebido ou incorporado na estrutura educacional do ensino superior em de Design, quando se consideram os meios, recursos e procedimentos para o projeto de produto.
Os levantamentos realizados colaboraram para a formulação de uma proposição de conteúdos sobre linguagem fotográfica nos cursos de graduação de design com o foco considerando a sua contribuição para o projeto de produto. A importância do estudo está em identificar, por meio de pesquisa documental e entrevistas, quais são os aspectos mais relevantes do emprego da linguagem fotográfica no ensino do designer de produto na região do Estado de São Paulo, simulando projeções e perspectivas futuras em premissas para a formação de disciplinas de Linguagem Fotográfica na graduação em Design de Produto.
O universo da pesquisa versa sobre a formação em Design, realizando primeiro levantamentos bibliográficos sobre, as aplicações da linguagem fotográfica no processo de projeto de produto; passando pelas origens e influências conceituais e pedagógicas para o ensino de design de produto exercidas pela Bauhaus e pela Escola de Ulm; apresentando em seguida uma síntese do levantamento e da caracterização de técnicas, recursos e aplicações da fotografia e do vídeo no projeto de produto, procurando identificar a contribuição e os usos da linguagem fotográfica na construção e desenvolvimento gradual e sistemático de ideias, considerando a transmissão; a conservação, documentação e a memória, e a prospecção de conceitos e configurações (formais, geométricas, e experimentais em e através de imagens). Considera-se que estas trazem ao designer oportunidade diferencial para o projeto, colaborando para a ampliação de seu repertório imagético e de capacidades abstrativas na aplicação das ferramentas – analógicas e digitais – considerando o projeto, analise, avaliações de projeto de produto. Em seguida através de pesquisa qualitativa de campo realizada com professores de cursos de graduação em Design, no Estado de São Paulo, traça um panorama sobre o que eles entendem sobre a linguagem fotográfica; como aplicam as novas tecnologias no processo de projeto, e quais as estratégias de ensino sãoadotadas. Do ponto de vista dos alunos, através de levantamento quali e quanti, se percebeu o que eles conhecem a respeito, e em quais disciplinas ou recursos didáticos são abordados aspectos da linguagem fotográfica no ensino de projeto de produto.
Constata-se que muitas vezes seu avanço não é percebido ou incorporado na estrutura educacional do ensino superior em de Design, quando se consideram os meios, recursos e procedimentos para o projeto de produto.
Os levantamentos realizados colaboraram para a formulação de uma proposição de conteúdos sobre linguagem fotográfica nos cursos de graduação de design com o foco considerando a sua contribuição para o projeto de produto. A importância do estudo está em identificar, por meio de pesquisa documental e entrevistas, quais são os aspectos mais relevantes do emprego da linguagem fotográfica no ensino do designer de produto na região do Estado de São Paulo, simulando projeções e perspectivas futuras em premissas para a formação de disciplinas de Linguagem Fotográfica na graduação em Design de Produto.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Júlio César Riccó Plácido da Silva
- Tamanho: 10312 KB
- Nº de Páginas: 302
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