Ser advogado, pois, é estar pronto a assegurar a guarda plena dos direitos individuais e coletivos, mesmo sob o crivo das grandes polêmicas, das prévias condenações, das aparências que sobrepujam os fatos e – para piorar esse estado de coisas – às opiniões dos tolos de plantão municiados pelo inesgotável arsenal de armas disponíveis nas redes sociais.
Ser advogado, sobretudo, é compreender em toda a sua extensão o sublime termo advocatus. Talvez mais do que uma palavra, seja um símbolo, uma bússola a nos guiar nos tempos correntes onde vicejam a desorientação pessoal, intelectual e a rasura do conhecimento. Este singelo vocábulo significa ser chamado e, nesse caso particular, significa também ser invocado como guardião da dignidade da vida nas suas infindáveis nuances, sem nos atermos, ao raciocínio fácil do primeiro momento, apenas à existência humana, mas a de todos os seres que cá coabitamos e do próprio planeta que nos dá morada, cada vez mais necessitado da nossa intransigente defesa.
Vê-se logo que é tarefa semelhante aos doze trabalhos de Hércules – há leões a matar todos os dias e incontáveis cabeças de hidra a ceifar de um sistema judiciário moroso e, por tardio, injusto. Contudo, o autor do livro O Outro Lado da Advocacia nunca se deixou abater perante a dimensão do desafio. Nem a orfandade precoce, nem as privações materiais da infância atenuadas pelos frutos colhidos nas árvores retorcidas do cerrado, tampouco o prematuro arrimo familiar o fizeram perder a rota e ceder ante qualquer procela – e foram muitas, conforme testemunharão os leitores.
Para ser coerente com o seu espírito guerreiro, ao invés de se contentar com a já consolidada carreira pública na magistratura, mirou a outra margem do rio e não se intimidou. Reinventou-se e construiu uma sólida e vitoriosa trajetória profissional na advocacia, abrindo mão de julgar para ter seu trabalho julgado. A leitura da obra de Jonas Modesto da Cruz é, portanto, um libelo à não acomodação, verdadeiro manual de sobrevivência para os jovens advogados e ponto de reflexão para os mais experientes. Antes, porém, é a prova inconteste de que a perseverança, a resiliência e, sobretudo o trabalho, permitem ao homem remover montanhas – mesmo que estejam sob a forma de pilhas e pilhas de processos.
Jonas Modesto da Cruz encarna o espírito da Advocacia na sua plenitude. Defende sem tropeços a instituição que tem na liberdade o seu mais caro postulado, pois dela advém todas as demais condições para um convívio de justiça e de fraternidade.
J. J. Safe Carneiro
Presidente da OAB/DF – De 1996/1998 e de 1999/2001
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jonas Modesto da Cruz
- ASIN: B01B5EIT0C
- Editora: Gerra
- Idioma: Português
- Tamanho: 2127 KB
- Nº de Páginas: 350
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Outro Lado da Advocacia, escrito por Jonas Modesto da Cruz. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.