O prestígio e o sucesso de tantos nomes – de diretores, de filmes, de autores do Irã –, como Abbas Kiarostami e Mohsen Makmalbaf, em evidência na mídia, não são por acaso. Há uma efervescência política e cultural em andamento desde o fim da Guerra Irã-Iraque e a transição de governos. A sociedade amordaçada por tantos anos quer mostrar que seu país não pode ser reduzido a notícias e estereótipos divulgados pelas grandes redes de comunicação, principalmente as ocidentais. Também não se molda àquela imagem veiculada pelo governo nas propagandas políticas. O universo iraniano é muito mais complexo e rico.
Os filmes analisados por Alessandra Meleiro, que realizou três meses de pesquisa de campo no Irã, evidenciam a substituição de políticas culturais de enquadramento ideológico por outras de visões pluralistas e revolucionárias, a substituição de velhos valores pelos novos, apontando as contradições de uma sociedade em vigorosa transformação.
O Novo Cinema Iraniano – Arte e Intervenção Social conduz a diferentes olhares, a diferentes mundos e verdades. Política, cultura, religião e arte com pontos e contrapontos de história a serem desvendados página a página.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alessandra Meleiro
- Tamanho: 2205 KB
- Nº de Páginas: 176
- Editora: Escrituras
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Novo Cinema Iraniano, escrito por Alessandra Meleiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.