O Nascimento do Trágico: De Schiller a Nietzsche (Estéticas)

Por Roberto Machado

Sobre o livro

Com uma abordagem filosófica ampla e rigorosa, além do esmero que caracteriza suas obras, Roberto Machado investiga a formação do pensamento sobre o trágico desde o seu surgimento na modernidade até Nietzsche, filósofo que fez a crítica mais radical do projeto moderno.

Ao pensar o trágico em sua relação com elementos como o belo e o sublime, a ética e a moral, entre outros, aponta um novo caminho para reflexão filosófica no Brasil.

Revela especialmente as contribuições das idéias de filósofos e artistas como Schiller, Schelling, Hegel, Hölderlin, Schopenhauer e Nietzsche.

Essa investigação é feita nos seguintes capítulos: Teatro e política cultural na Alemanha; Poética da tragédia e filosofia do trágico; Schiller e a representação da liberdade; Schelling e a intuição estética do absoluto; Hegel e a manifestação sensível da ideia; Hölderlin e o afastamento do divino; Schopenhauer e a negação da vontade; Nietzsche e a representação do dionisíaco.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores