O método cético de oposição na Filosofia Moderna
Por Plínio Junqueira SmithO princípio fundamental do ceticismo antigo, seja pirrônico, seja acadêmico, é o de que sempre se pode argumentar a favor de uma doutrina e contra ela com a mesma força persuasiva. Em toda questão filosófica, deve-se suspender o juízo porque a razão se acha dividida entre a afirmação e a negação. Os filósofos modernos retratados neste livro meditaram profundamente sobre esse que é o principal desafio legado pelo ceticismo antigo. Nenhum deles se contentou com a proposta cética da suspensão do juízo e, lançando mão do ceticismo contra seus adversários, todos propuseram novas doutrinas filosóficas.
O ceticismo, porém, constantemente escapou do controle dos que pretenderam fazer dele um mero instrumento de combate. Como, então, os filósofos modernos lidaram com um princípio tão perigoso? E seria possível construir uma filosofia aceitando a validade do princípio cético? Este livro se dedica a mostrar como esse princípio foi compreendido, reformulado, usado e criticado pelos filósofos modernos que lidaram com o desafio cético.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Plínio Junqueira Smith
- Tamanho: 1473 KB
- Nº de Páginas: 392
- Editora: Alameda Casa Editorial
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O método cético de oposição na Filosofia Moderna, escrito por Plínio Junqueira Smith. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.