O MENSAGEIRO

Por RAFIC AYOUB

Sobre o livro

“ O livro “O MENSAGEIRO” é uma obra de ficção de autoria do jornalista, escritor, poeta e dramaturgo RAFIC AYOUB, que tem como cenário e ambiente a realidade vivida pelo Brasil nos chamados “Anos de Chumbo”, quando os militares deram um golpe de Estado e implantaram uma cruel e violenta ditadura que durou 21 anos no País.

Toda trama gira em torno do jovem Tárik, personagem principal, filho do imigrante libanês Karim Ayache, um ex-militante na luta pela independência do Líbano contra o jugo francês, conquistada em 1943.

E já no Brasil, acaba morando numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, chamada Monte Carmelo onde, agora viúvo e pai de um único filho adolescente, acaba tornando-se um próspero negociante em sociedade com um velho e bem sucedido amigo de infância, em um entreposto de produtos agrícolas.

Posteriormente, instigado pela antiga chama revolucionária, Karim Ayache destaca-se como líder local do chamado “Grupo dos Onze”, um movimento de resistência pela legalidade criado pelo deputado Leonel Brizola contra a crescente ameaça de golpe militar no País.

E consumado o golpe, Karim Ayache é preso e levado para uma prisão especial na capital mineira, Belo Horizonte, onde permanece por seis longos meses.

Antes, porém, para preservar e proteger seu filho de qualquer retaliação contra ele, o envia para São Paulo na companhia de um velho e querido amigo e cliente, Nelson Agustin, onde ele e a esposa Neusa, o recebem em sua casa como se fosse um filho que eles nunca puderam ter.

E nessa realidade, começa a saga afetiva, emocional e existencial de Tárik, quando ele, acidentalmente e sem saber, trava conhecimento e uma sólida amizade com Carlos Marighella, o principal líder guerrilheiro da resistência contra o regime militar, que acaba tendo um papel decisivo em sua vida e carreira profissional.

Essa relação de amizade entre os dois estende-se até a morte de Marighella, assassinado pelas forças de repressão numa emboscada em São Paulo.

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro O MENSAGEIRO, escrito por RAFIC AYOUB. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.