Sobre o livro
O que há de novo em O MANUSCRITO é a narrativa descontínua, como um de quebra-cabeças, envolvendo vida, morte, insanidade e esperança. Mas o que poderia se tornar pesado como proposta, revela-se leve e, muitas vezes, engraçado.
Os personagens, sejam eles reais ou não, estejam eles presentes ou não — já que muitos apenas emergem aqui e ali por obra e graça de uma correspondência que costura o livro — vão aos poucos compondo um painel em que as mais variadas denúncias são feitas.
O MANUSCRITO conta a história de Paulo Valadares, um escritor envolvido com uma misteriosa mulher. Gretta é uma presença nas entrelinhas, uma mulher misteriosa, que tanto pode existir como ser mera elaboração de Paulo.
Como musa inspiradora, no entanto, ela deixa muito a desejar. Critica e reclama, mas também se entrega: é mais amante que musa.
O livro, independentemente da história linear de que também se ocupa, traz um foco de denúncias contra a inércia e paralisação nas quais, com freqüência crescente, nos sentimos aprisionados nos dias de hoje.
São aqueles mistérios que permanecem indecifráveis no texto e na vida: nossa falta de controle sobre o curso dos acontecimentos, a incapacidade de se agir segundo a consciência, as hipocrisias inelutáveis.
Em O MANUSCRITO, essas preocupações se revestem de importância, dado o enfoque narrativo voltado para as fronteiras que separam a morte da vida e da insanidade.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




