O Louvre e o Hermitage: a história e o conteúdo dos maiores museus de arte da Europa

Por Charles River Editors
Baixar O Louvre e o Hermitage: a história e o conteúdo dos maiores museus de arte da Europa pdf, epub, mobi, eBook
O Louvre: O próprio nome evoca cenas de arte e elegância, e de longos corredores cheios de beleza e pessoas passeando por eles sussurrando baixinho entre si sobre as glórias que estão testemunhando. Mesmo quem nunca foi ao Louvre conhece alguns de seus bens mais valiosos, desde estátuas antigas até a “Mona Lisa” de Leonardo Da Vinci. Como o maior museu do mundo, o Louvre é sem dúvida o ponto alto cultural de Paris, uma cidade que há muito é considerada o centro cultural da Europa.

No entanto, a vida raramente é tão simples quanto se imagina, e a vida no Louvre não é diferente. Embora quase todos conheçam sua história como museu de arte, a história do Louvre remonta a mais de 800 anos e costumava ter finalidades muito diferentes, tanto como fortaleza medieval quanto como residência palaciana para reis franceses. O Louvre foi testemunha de assassinatos em massa durante a Revolução Francesa, e houve inúmeras acusações de roubo e outras ações questionáveis desde sua abertura.

Além disso, o museu também é um exemplo clássico de transformar as espadas em relhas de arado, pois foi amplamente abastecido pelas conquistas da guerra. Sua primeira coleção foi exposta por um rei que queria compartilhar sua coleção de arte pessoal com seus súditos. Após a Revolução Francesa, o Louvre se tornou um lugar de refúgio ascético, onde aqueles que se preocupavam com a vida diária podiam ir, muitas vezes sem nenhum custo, e visitar algumas das mais belas peças de arte do mundo. Enquanto Napoleão, faminto por poder, fazia guerra em todo o continente, ele também estava sempre à procura de itens bonitos e interessantes para enviar para seu povo. Mais tarde, quando os manifestantes tentaram queimar o prédio, a parte do museu do palácio sobreviveu, quase por milagre, e quando os nazistas ocuparam Paris, eles descobriram que a maioria dos itens de valor haviam sido enviados com segurança. Ironicamente, quando a Segunda Guerra Mundial acabou, o museu tornou-se um esconderijo para itens roubados pelos alemães em todo o mundo e um canal para levar as peças de volta aos seus legítimos proprietários. Mesmo agora, no século 21, o museu está servindo como uma ponte para a paz e a compreensão; sua última galeria foi projetada para mostrar a arte islâmica na esperança de reunir pessoas de diferentes culturas. Isso é, para dizer o mínimo, uma grande mudança de ritmo para uma fortaleza originalmente destinada a lutar contra invasores.

Muitos acreditavam que o “Czarado de Todas as Rússias”, que se originou com o nome bastante apropriado de Ivan, o Terrível, contribuiu para a desaceleração do progresso da nação. Eles não se saíram melhor aos olhos das grandes potências da Europa na época, que os rejeitaram abertamente como “bárbaros” que dirigiam uma sociedade “atrasada”. Estava claro que a Rússia estava irremediavelmente presa em uma espécie de idade das trevas.

Isso foi, até que uma nova onda de monarcas, principalmente Pedroo Grande e a Imperatriz CatarinaII, tirou o país das águas escuras e turbulentas da decadência social e cultural. Apaixonado pelas culturas do oeste, Pedroabraçou a tecnologia, a ciência e as artes, desenvolvendo um novo sistema educacional para seu povo e apoiando várias instituições de ensino superior na Rússia. Ele construiu uma capital de estilo europeu em São Pedrosburgo e também estabeleceu novos portos e acesso ao Mar Báltico com o propósito de abrir o comércio com o oeste.

Catarina, a Grande, chegou ao poder no meio do Iluminismo, que florescia na França e na Grã-Bretanha, e ela governaria como uma governante iluminada. Uma conhecida correspondente de Voltaire, Catarinabuscou modernizar a Rússia e transformá-la em uma força independente, criando ao mesmo tempo uma corte rica e culta. Ao longo de quase 35 anos no poder, Catarinainaugurou o Iluminismo russo e presidiu um período conhecido como a Idade de Ouro do Império Russo.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Charles River Editors
  • ASIN: B08NCHFTXF
  • Editora: Charles River Editors
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 53320 KB
  • Nº de Páginas: 150
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro O Louvre e o Hermitage: a história e o conteúdo dos maiores museus de arte da Europa, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.