O LAMENTO DE ISIS: THE BURDEN OF ISIS
Por JAMES TEACKLE DENNISDurante os muitos milhares de anos da história egípcia, não só ocorreram muitas mudanças nas cerimônias relacionadas com esses cultos, mas também as lendas e a origem da fé de Osíris receberam muitos acréscimos e interpolações, e assim a velha fé perdeu muito de sua pureza. A forma mais simples na qual nos é preservada afirma que Osíris era filho de Seb e Nut (Terra e Céu), dos quais nasceram também Ísis, Nephthys e Set, ou Sutekh, como ele também é chamado, Osíris se casou com sua irmã Ísis, enquanto Set escolheu Nephthys. É provavelmente devido a essa característica da lenda que os faraós muitas vezes se casam com suas irmãs e ocasionalmente também com suas filhas. Osíris foi o primeiro governante divino do Egito. De onde ele veio não é contado, mas quando ele veio para aquele país, ele o encontrou afundado na barbárie e na ignorância, sem lei senão de força, e pobreza em todo lugar. Ele passou pela terra resolvendo brigas, organizando o governo, ensinando maneiras educadas e costumes, ditando leis e civilizando as pessoas.
Set, seu irmão, ficou com ciúmes do renome de Osíris, e odiava-o por causa do bem que ele tinha feito, e decidiu destruí-lo. Assistido pelos espíritos malignos, ou demônios (os “inimigos” ou “inimigos” dos cantos), Set construiu uma grande urna exatamente do tamanho e forma do corpo de seu irmão Osíris, e em uma festa dada por este último, ele ofereceu-se para apresentar-la, a qual estava ricamente adornado, àquele cujo corpo melhor se ajustava. Ninguém foi bem-sucedido até que Osíris entrou no baú, quando Set o fechou e, com a ajuda dos espíritos malignos, o levou do salão de banquetes e o lançou no Nilo. Então Ísis fugiu para o Delta, levando com seu Hórus, seu filho, a quem ela deixou para ser cuidada em Buto, de acordo com algumas lendas, outros dizem que ele ficou com Tehuti, ou Thoth, deus da aprendizagem. Ísis então pegou um barco e revistou o Nilo em busca do corpo de seu marido, que ela finalmente encontrou no Delta. Antes que pudesse ser enterrado, no entanto, foi roubado por Set, que então dividiu o corpo em quatorze porções e espalhou-as por todo o Egito. De novo, a enlutada Ísis iniciou uma busca pelos pedaços do corpo do marido e encontrou treze, a décima quarta peça, o falo, ela não conseguiu encontrar, tendo sido comido pelos peixes.
Onde quer que um fragmento do corpo de Osíris fosse encontrado, um templo estava lá erigido em sua memória, e como a cabeça (ou de acordo com algumas autoridades, o coração) foi encontrada em Abidos, aquela cidade era considerada especialmente sagrada, e era centro de sua adoração.
Hórus, filho de Osíris e Ísis, vingou a morte de seu pai ao matar Set, enquanto Osíris, milagrosamente ressuscitado por Hórus nas regiões dos mortos, governava o submundo e seus habitantes.Tal, resumidamente, é a lenda de Osíris. Mas o culto nunca poderia ter se tornado nacional em caráter sem mudar de muitas maneiras. Cada cidade e cidade de qualquer destaque no Egito tinha sua própria divindade local especial, que recebia adoração especial, mesmo enquanto outras divindades eram admitidas a existir, embora consideradas subordinadas a ele: e em uma data anterior o sacerdócio de Osíris começou a identificar sistematicamente a principais características desses vários deuses locais com os de Osíris.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): JAMES TEACKLE DENNIS
- ASIN: B07NWT7S41
- Idioma: Português
- Tamanho: 1083 KB
- Nº de Páginas: 75
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O LAMENTO DE ISIS: THE BURDEN OF ISIS, escrito por JAMES TEACKLE DENNIS. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.