O Lagarto e a Rosa no asfalto: odontologia dos desejos e das vaidades
Por Adauto EmmerichSobre o livro
Os belos sorrisos que estampam as propagandas não deixam entrever o quão complexas podem ser as relações da odontologia com a sociedade contemporânea.
A ciência e a clínica odontológica têm entre si e com a sociedade capitalista consumista relações biopolíticas, marcadas por disputas epistêmicas e de poder.
Nesse contexto, novos produtos e procedimentos médico-odontológicos são crescentemente oferecidos como mercadorias e desejados por razões de ordem estética e cosmética.
Enquanto isso, fica cada vez mais de lado a discussão sobre as necessidades de saúde pública e as iniquidades de acesso aos bens e serviços odontológicos, acentuando-se um comprometimento ético-político neoliberal da prática odontológica.
Para compreender a odontologia e seus dispositivos na sociedade atual – ou da modernidade tardia –, os autores optaram por uma abordagem no campo multidisciplinar dos social studies of science.
O resultado de suas análises pode ser conferido neste livro, que coloca o desafio de reconciliar, em uma perspectiva analítica, as intenções teóricas e a prática da odontologia, seus interesses políticos e suas bases científicas.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




