Aliando evolucionismo social à filosofia, Spencer procura deixar claro como a intervenção do Estado na economia não é apenas prejudicial à sociedade, mas como compromete o próprio futuro das sociedades. Afinal, assim como ocorreria na natureza – utilizando-se em vários momentos da ideia de sobrevivência do mais apto, inspirada em Charles Darwin – também os indivíduos em sociedade teriam condições de legar, ao futuro, os melhores cidadãos e a melhor estrutura social. Desde que os governos, e suas leis, não impedissem esse desenvolvimento.
Por essa razão Spencer critica ações como a filantropia, a ajuda às populações pobres, à criação de museus e de educação universal, porque seriam ações sociais que agiriam contra os próprios princípios das leis sociais e, por fim, contra o próprio progresso.
O Indivíduo contra o Estado é uma das obras que deixam mais explícitos os objetivos e os fundamentos do pensamento econômico liberal – e, portanto, uma obra essencial em nossa época, em que a influência do liberalismo é continuamente discutida tanto na economia quanto na política.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Herbert Spencer
- Tamanho: 879 KB
- Idioma: Português
- Nº100em Condições Econômicas
- Categoria: Livros de Economia Política
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O indivíduo contra o Estado, escrito por Herbert Spencer. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.