O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais

Por Alexandre Dourado Santos
Baixar O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais pdf, epub, mobi, eBook
O objetivo principal deste estudo é analisar os discursos das ONG’s e observar como a figura do índio está significada nestes discursos. A análise dos discursos das ONG’s ambientalistas internacionais constitui-se em um processo que nos permite compreender um percurso de resinificação simbólica e que determina a prática política. Para isso, foram analisados os textos publicados pelas ONG’s ambientalistas internacionais como espaços discursivos a partir da Análise de Discurso de linha francesa, nosso referencial teórico-metodológico.
Os principais referenciais que fundamentaram a presente pesquisa foram os estudos sobre a Análise de Discurso Francesa, na perspectiva de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. A partir de textos publicados pelas ONG’s Survival International (Inglaterra) e International Rivers (EUA), foram analisados os efeitos simbólicos constituídos pelos discursos das ONG’s ambientalistas.
Nosso método de análise baseia-se na Análise de Discurso Francesa de Pêcheux e Eni Orlandi que para a análise parte da noção de recorte entendida como uma unidade discursiva, fragmento correlacionado de linguagem e situação. As sequências discursivas foram selecionadas com base nos objetivos da pesquisa e que constituem os recortes discursivos que serão analisados.
Com base na análise efetivada é possível afirmar que o que vemos nestes textos é o discurso desconstruindo a imagem do governo brasileiro perante a opinião pública estrangeira. Na discussão do que é o político, foi analisado e apontado como o discurso interpreta a figura do índio que contraponha o projeto de governo.
Nas considerações finais observamos que os interesses ambientalistas são interpretados como sendo “defesa do meio ambiente”, porém são os recursos naturais da Amazônia que estão sob os reais interesses. Dessa forma, nota-se que ambientalistas e governo brasileiro tem relações de conflito por conta das construções de usinas no rio Madeira na Amazônia brasileira.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Alexandre Dourado Santos
  • Tamanho: 1636 KB
  • Nº de Páginas: 263
  • Idioma: Português
  • Categoria: Jornalismo

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro O Índio brasileiro e as hidroelétricas da Amazônia: Análise dos discursos das ONGs ambientalistas internacionais, escrito por Alexandre Dourado Santos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.