O grande romance brasileiro: Conto Coleção Identidade – Vol.2
Por Martha Batalha“Em 1964, Ivan Zelinski tinha muitos cabelos, uma tênue barriga de chope e um emprego de cronista no Jornal do Brasil. Era considerado a grande promessa da geração, aquele que escreveria o romance brasileiro da década. Chegava nos bares e era recebido de braços abertos por amigos que diziam “gênio”, passava na rua e as pessoas sussurravam “gênio”. Os pais de Ivan eram judeus poloneses que imigraram por causa da Grande Guerra. Chegaram com poucos pertences e muita cultura, assimilaram o português com a facilidade de quem aprende a assoviar. Depois de alguns meses no Rio ele foi contratado como diretor da FioCruz, enquanto ela se tornou uma dona-de-casa aparente – lavava, passava, limpava e cozinhava, escrevia poemas, pintava aquarelas e dava aulas de polonês e inglês.
Ivan cresceu em uma casa de cortinas baixas e 30 mil livros na rua Paul Redfern. Tinha lido todos os russos e todos os franceses, era íntimo dos lançamentos americanos e mais de uma vez citou um italiano, espanhol ou alemão que parecia inventado, mas se mostrava real na pesquisa de dia seguinte, feita pelos mais invejosos. Era tradutor de Shakespeare e Dostoievski, mas seu grande feito foi a tradução de Grande Sertão Veredas para o carcereiro da Base Aérea do Galeão, onde ficou preso por um mês depois do golpe militar. O crime foi escrever uma crônica que continha num mesmo parágrafo as palavras militares e brutamontes, acéfalos e orangotangos. (…) “
Este conto faz parte da Coleção Identidade. Saiba mais em www.amazon.com.br/colecaoidentidade
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Martha Batalha
- ASIN: B07TWNYRGP
- Idioma: Português
- Tamanho: 107 KB
- Nº de Páginas: 11
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O grande romance brasileiro: Conto Coleção Identidade – Vol.2, escrito por Martha Batalha. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.