O Garoto do Dia e A Garota da Noite: O Romance de Fotogênio e Nicterísia
Por George MacDonaldConta a história de uma bruxa chamada Watho que, em busca de conhecimento completo, realiza um experimento para moldar duas pessoas desde o nascimento, controlando estritamente o ambiente.
Watho convence duas gestantes a visitar seu castelo. Lady Aurora (cujo marido embaixador estava viajando a negócios), e Vesper (que recentemente ficou viúva e cega). Aurora recebe um quarto espaçoso e ensolarado; dá à luz um menino. Vesper se estabelece em câmaras sem janelas e sombrias do castelo; morre no parto dando à luz uma menina, que fica aos cuidados de Watho. A bruxa também fica com o menino filho de Aurora, dizendo que ele morrera logo após o nascimento.
Fazendo o possível para garantir que o garoto crescesse forte, capaz e destemido. No entanto, sua principal preocupação em relação ao garoto era que ele nunca deveria ver a noite. E desejava o oposto para a garota, que não conhecia outro mundo além das câmaras de pedra em que nascera e nenhuma outra luz além da fornecida por uma única lâmpada fraca.
MacDonald usou os símbolos mais ortodoxos da Luz representando a bondade e, a Escuridão representando a ignorância e o mal. Essa distinção não é claramente apresentada, embora noite e dia sejam vividamente polarizados. MacDonald pode parecer inclinar-se para o maniqueísmo permitindo tanto crédito à noite quanto ele faz em O Garoto do Dia e a Garota da Noite , mas evita isso ligando o mal não à escuridão, mas ao amor próprio. Desse modo, o mal não é retratado como uma força que luta contra o bem (o que sugere um poder igual, mas oposto ao bem), mas é visto como um olhar desviado para dentro do eu. O Garoto e a Garota são ambos menos que seres inteiros, até que aprendem a cuidar um do outro, apesar de suas diferenças e fraquezas opostas.
O Garoto do Dia e a Garota da Noite é essencialmente um conto que descreve a crença de MacDonald na capacidade da imaginação de tirar o foco de si, abrindo assim o imaginário a um mundo de companheirismo que pode levar à verdadeira integridade.
Sobre o Autor:
George MacDonald (1824-1905) nasceu em Huntly na Escócia. Filho de fazendeiros, cresceu na atmosfera religiosa do Calvinismo, mesmo não se sentindo bem com todos os aspectos dessa doutrina. Alguns de seus romances expressam o desagrado do autor pela ideia de que o amor seletivo de Deus está reservado a alguns e é negado a outros. Foi nomeado pastor da Igreja Congregacional da Trindade em 1850, mas não foi bem-sucedido em seus sermões, nos quais pregava o amor universal e a possibilidade de todos se unirem a Deus.
Lecionou na Universidade de Londres e foi editor durante um tempo da Good Words for the Young. Deu palestras nos Estados Unidos no período de 1872-73.
Seus livros mais conhecidos são os romances de fantasia: Phantastes (1858), The Princess and the Goblin (1872), At the Back of the North Wind (1871) e Lilith (1895); bem como os contos-de-fadas: “The Light Princess” (1864) e “The Golden Key” (1867).
Desconhecido por leitores atuais, suas obras (especialmente seus contos-de-fadas e romances de fantasia) foram uma inspiração para muitos autores notáveis, como C. S. Lewis, W.H. Auden, Mark Twain, Madeleine L’Engle, G. K. Chesterton e J. R. R. Tolkien. MacDonald foi mentor de Lewis Carrol, foi por conselho e incentivo de MacDonald que Carroll decidiu-se a publicar Alice.
Morreu em Ashtead, Inglaterra, em 18 de Setembro de 1905. Foi cremado e enterrado em Bordighera, na Itália.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): George MacDonald
- ASIN: B083S3PC8S
- Editora: Dying Tree Books
- Idioma: Português
- Tamanho: 201 KB
- Nº de Páginas: 49
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Garoto do Dia e A Garota da Noite: O Romance de Fotogênio e Nicterísia, escrito por George MacDonald. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.