Frédéric Bastiat tornou-se amplamente lido com seus famosos ensaios A Lei e O Que Se Vê e o Que Não Se Vê. Contudo sua frase mais famosa não se encontra em nenhuma dessas duas obras: “Governo é a grande ficção, através da qual todos se esforçam para viver às custas de todos.”
Esta poderia bem ser a síntese de seu ensaio O Estado, onde apresenta sua visão do que é o Estado, o que as pessoas esperam dele e o que ele de fato pode fazer. Bastiat diz que o estado tem duas mão, a mão macia, com a qual ele dá, e a mão áspera, com a qual ele retira, e que nada pode ser dado, sem antes quer sido retirado. Assim, um Estado grande e prometedor sempre frustra sua população, que espera impossibilidades lógicas do Estado.
Assim, na visão de Bastiat, o Estado não é – ou não deveria ser – outra coisa que não a força comum instituída para garantir a cada um o que lhe pertence e fazer reinar a justiça e a segurança, ao invés de servir como instrumento de opressão e de espoliação recíproca entre os cidadãos.
Frédéric Bastiat foi um economista político francês e teórico liberal clássico. Ele cunhou o importante conceito econômico de custo de oportunidade. Suas ideias se tornaram a base das escolas de pensamento libertárias e austríacas.
Versão bilíngue: Tradução de Lúcio Jakobsmuschel e original integral em francês.
Características do eBook
- Autor(a): Frédéric Bastiat
- ASIN: B0B59XHVT3
- Editora: Montecristo
- Idioma: Português
- Tamanho: 4503 KB
- Nº de Páginas: 56
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Estado, escrito por Frédéric Bastiat. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.