O presente livro é uma coletânea de artigos produzidos na época de acadêmico de graduação no Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, aonde cursei Licenciatura Plena em História, entre os anos de 2011 a 2013, nesta Instituição de ensino superior a prática de atividades de pesquisa é bastante influenciada e a partir de tais estudos gerou os artigos presentes nesta obra.
O tema escolhido “Ensino de História: Perspectivas e Práticas” ocorreu pelo fato de nesta obra buscar-se salientar algumas perspectivas ao ensino da História, além de demonstrarmos alguns resultados de práticas desenvolvidas no ensino da disciplina em escolas públicas do Estado do Amazonas.
A obra proposta e composta de oito artigos que tratam de algumas possibilidades para tornar as aulas e o ensino de História mais agradáveis, diante disso, o aprendizado dos alunos menos enfadonho e mais prazeroso.
O primeiro estilos de aprendizagem no processo didático-pedagógico da disciplina História. O objetivo desse texto é analisar como a teoria dos estilos de aprendizagem pode contribuir no ensino e na aprendizagem da disciplina de história.
O segundo artigo tem como tema “O uso de objetos virtuais de aprendizagem no processo didático pedagógico da disciplina de História do Brasil”. O seu objetivo geral é analisar como os objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir como materiais didáticos pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de História do Brasil, além de mostrar as relações da informática com a educação e compreender como são produzidos os objetos virtuais de aprendizagem.
O terceiro artigo “As estratégias de ensino de História moderna: o uso do cinema” possui o objetivo principal de demonstrar como o uso do filme pode funcionar em sala de aula como estratégia de ensino.
O quarto artigo aborda “A prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental” tem como objetivo analisar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula no Ensino Fundamental, evidenciando o uso das imagens como suporte didático pedagógico.
O quinto artigo “Recursos didáticos utilizados no ensino de História: Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy (Ensino Médio-EJA.)”. Em que os recursos didáticos são materiais que auxiliam os professores no ensino, e ajudam os alunos na aprendizagem, estes são de extrema importância na aquisição e mediação de conhecimentos. Tem como objetivo Geral: Analisar como os professores utilizam os recursos didáticos no Ensino de História no Ensino Médio.
O sexto artigo trata da seguinte temática: “Inserção e Participação das Mulheres na História: Como o professor trabalha a questão” objetiva-se identificar como os professores trabalham em sala de aula a inserção e participação do feminino no componente curricular de História.
O sétimo artigo é uma proposta de análise da representação e do discurso sobre o feminino presente no livro didático da 9ª série do ensino fundamental utilizado na Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós. O nosso objetivo geral é analisar a representação e o discurso sobre o feminino.
O oitavo artigo O tema de nossa pesquisa será “A condição do feminino na Pré-História”, ou seja, este está articulado com nossa fundamentação e abordagem teórica. A nossa área de concentração é História das Mulheres e Relações de Gênero, onde temos como pretensão compreender a como as mulheres exerceram suas funções de sujeitos sócios históricos que são ao longo da Pré-História. O objetivo geral é analisar como homens e mulheres viveram e vivenciaram suas relações sociais e de produção ao longo da Pré-História.
Em fim não pretende-se nestas páginas que seguem esgotar tais assuntos e temas abordados apenas lançar discussões e propostas de perspectivas e das várias práticas que o ensino da disciplina de História pode nos proporcionar.
O tema escolhido “Ensino de História: Perspectivas e Práticas” ocorreu pelo fato de nesta obra buscar-se salientar algumas perspectivas ao ensino da História, além de demonstrarmos alguns resultados de práticas desenvolvidas no ensino da disciplina em escolas públicas do Estado do Amazonas.
A obra proposta e composta de oito artigos que tratam de algumas possibilidades para tornar as aulas e o ensino de História mais agradáveis, diante disso, o aprendizado dos alunos menos enfadonho e mais prazeroso.
O primeiro estilos de aprendizagem no processo didático-pedagógico da disciplina História. O objetivo desse texto é analisar como a teoria dos estilos de aprendizagem pode contribuir no ensino e na aprendizagem da disciplina de história.
O segundo artigo tem como tema “O uso de objetos virtuais de aprendizagem no processo didático pedagógico da disciplina de História do Brasil”. O seu objetivo geral é analisar como os objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir como materiais didáticos pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de História do Brasil, além de mostrar as relações da informática com a educação e compreender como são produzidos os objetos virtuais de aprendizagem.
O terceiro artigo “As estratégias de ensino de História moderna: o uso do cinema” possui o objetivo principal de demonstrar como o uso do filme pode funcionar em sala de aula como estratégia de ensino.
O quarto artigo aborda “A prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental” tem como objetivo analisar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula no Ensino Fundamental, evidenciando o uso das imagens como suporte didático pedagógico.
O quinto artigo “Recursos didáticos utilizados no ensino de História: Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy (Ensino Médio-EJA.)”. Em que os recursos didáticos são materiais que auxiliam os professores no ensino, e ajudam os alunos na aprendizagem, estes são de extrema importância na aquisição e mediação de conhecimentos. Tem como objetivo Geral: Analisar como os professores utilizam os recursos didáticos no Ensino de História no Ensino Médio.
O sexto artigo trata da seguinte temática: “Inserção e Participação das Mulheres na História: Como o professor trabalha a questão” objetiva-se identificar como os professores trabalham em sala de aula a inserção e participação do feminino no componente curricular de História.
O sétimo artigo é uma proposta de análise da representação e do discurso sobre o feminino presente no livro didático da 9ª série do ensino fundamental utilizado na Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós. O nosso objetivo geral é analisar a representação e o discurso sobre o feminino.
O oitavo artigo O tema de nossa pesquisa será “A condição do feminino na Pré-História”, ou seja, este está articulado com nossa fundamentação e abordagem teórica. A nossa área de concentração é História das Mulheres e Relações de Gênero, onde temos como pretensão compreender a como as mulheres exerceram suas funções de sujeitos sócios históricos que são ao longo da Pré-História. O objetivo geral é analisar como homens e mulheres viveram e vivenciaram suas relações sociais e de produção ao longo da Pré-História.
Em fim não pretende-se nestas páginas que seguem esgotar tais assuntos e temas abordados apenas lançar discussões e propostas de perspectivas e das várias práticas que o ensino da disciplina de História pode nos proporcionar.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Daniel de Lima
- ASIN: B00S8I3EL8
- Idioma: Português
- Tamanho: 356 KB
- Nº de Páginas: 148
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Ensino de História, escrito por Daniel de Lima. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.