O Ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Públicas do Brasil
Por Cacilda Soares de Andrade A pesquisa tem como objetivo principal analisar as condições de ensino de
Contabilidade Introdutória, no curso de Graduação em Ciências Contábeis nas 90
(noventa) universidades públicas brasileiras, por meio de levantamento de dados
visando: 1. Conhecer os métodos e meios de ensino utilizados na disciplina, bem
como avaliar o interesse de seus professores pela utilização de tecnologias
educacionais (uso de computadores na educação, softwares educativos,
videoconferência etc.); 2. Conhecer a estrutura dos departamentos, para a utilização
das tecnologias supra mencionadas. Para a execução deste propósito os professores
foram consultados por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Nos
questionários procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático,
sobre a qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada, a metodologia de
ensino aplicada, a estrutura dos departamentos, a utilização de softwares aplicativos
nas atividades didáticas e o interesse por software educativo. No período de março a
agosto de 2001, atenderam à pesquisa 22 universidades que representam 24% da
população alvo. Dos resultados obtidos constatou-se que 100% dos professores,
utilizam o estilo de aula expositiva, muito embora a mesma proporção deseja utilizar
software educativo para o ensino de Contabilidade, bem como acredita no
aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem com a utilização de tal
ferramenta. Foi possível ainda identificar que mais da metade obedece ao regime de
tempo integral de serviço; 30% já possui o título de Mestre em Contabilidade, além
de 73% possuir experiência profissional em departamentos de contabilidade.
Contabilidade Introdutória, no curso de Graduação em Ciências Contábeis nas 90
(noventa) universidades públicas brasileiras, por meio de levantamento de dados
visando: 1. Conhecer os métodos e meios de ensino utilizados na disciplina, bem
como avaliar o interesse de seus professores pela utilização de tecnologias
educacionais (uso de computadores na educação, softwares educativos,
videoconferência etc.); 2. Conhecer a estrutura dos departamentos, para a utilização
das tecnologias supra mencionadas. Para a execução deste propósito os professores
foram consultados por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Nos
questionários procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático,
sobre a qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada, a metodologia de
ensino aplicada, a estrutura dos departamentos, a utilização de softwares aplicativos
nas atividades didáticas e o interesse por software educativo. No período de março a
agosto de 2001, atenderam à pesquisa 22 universidades que representam 24% da
população alvo. Dos resultados obtidos constatou-se que 100% dos professores,
utilizam o estilo de aula expositiva, muito embora a mesma proporção deseja utilizar
software educativo para o ensino de Contabilidade, bem como acredita no
aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem com a utilização de tal
ferramenta. Foi possível ainda identificar que mais da metade obedece ao regime de
tempo integral de serviço; 30% já possui o título de Mestre em Contabilidade, além
de 73% possuir experiência profissional em departamentos de contabilidade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Cacilda Soares de Andrade
- Tamanho: 2267 KB
- Nº de Páginas: 168
- Editora: Novas Edições Acadêmicas
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Públicas do Brasil, escrito por Cacilda Soares de Andrade. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.