O Discurso do Ódio em Redes Sociais
Por Marco Aurelio Moura O discurso do ódio é um fenômeno social que está ligado à ideia de desprezo ou intolerância contra determinados grupos, menosprezando-os, desquali�ficando-os ou inferiorizando-
os pelo simples fato de pertencerem àquele determinado grupo, motivado por preconceitos ligados à etnia, religião, gênero, de� ciência, orientação sexual, nacionalidade, naturalidade,
dentre outros. Percebe-se a imprecisão e a complexidade do conceito sobre ódio e o provável poder que um discurso pode exercer na categorização deste fenômeno. Haveria um discurso
do ódio? Aliás, o que seria o ódio e qual a importância do discurso? O que o discurso procura convencer? Pode a linguagem convencer uma multidão ou um número hipoteticamente ilimitado de pessoas a sentirem ódio? Qual conflito fundamenta o ódio? Qual seria o bem jurídico tutelado nas vítimas atingidas pelo “discurso do ódio”? Qual o papel da internet e das redes sociais neste fenômeno?
A internet e a chamada sociedade da informação trouxeram revolução no trato das informações e transformação também nas relações surgidas neste novo panorama tecnológico e informacional, trazendo diversas modificações no campo da linguagem. A linguagem é entendida como ação, transformação, como um trabalho simbólico em que tomar a palavra é um ato social com todas as suas implicações, conflitos, reconhecimentos, relações de poder, constituição de identidade. É da linguagem transformada pelo uso de textos, imagens, vídeos, e compartilhamento de textos criados por outros participantes, que a redes sociais se avolumam em seus conteúdos, que em geral produzem uma sociabilidade por vezes nada ética ou pacífica.
os pelo simples fato de pertencerem àquele determinado grupo, motivado por preconceitos ligados à etnia, religião, gênero, de� ciência, orientação sexual, nacionalidade, naturalidade,
dentre outros. Percebe-se a imprecisão e a complexidade do conceito sobre ódio e o provável poder que um discurso pode exercer na categorização deste fenômeno. Haveria um discurso
do ódio? Aliás, o que seria o ódio e qual a importância do discurso? O que o discurso procura convencer? Pode a linguagem convencer uma multidão ou um número hipoteticamente ilimitado de pessoas a sentirem ódio? Qual conflito fundamenta o ódio? Qual seria o bem jurídico tutelado nas vítimas atingidas pelo “discurso do ódio”? Qual o papel da internet e das redes sociais neste fenômeno?
A internet e a chamada sociedade da informação trouxeram revolução no trato das informações e transformação também nas relações surgidas neste novo panorama tecnológico e informacional, trazendo diversas modificações no campo da linguagem. A linguagem é entendida como ação, transformação, como um trabalho simbólico em que tomar a palavra é um ato social com todas as suas implicações, conflitos, reconhecimentos, relações de poder, constituição de identidade. É da linguagem transformada pelo uso de textos, imagens, vídeos, e compartilhamento de textos criados por outros participantes, que a redes sociais se avolumam em seus conteúdos, que em geral produzem uma sociabilidade por vezes nada ética ou pacífica.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Marco Aurelio Moura
- ASIN: B01M8Q3307
- Editora: Lura Editorial
- Idioma: Português
- Tamanho: 1849 KB
- Nº de Páginas: 156
- Categoria: Computação e Informática
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Discurso do Ódio em Redes Sociais, escrito por Marco Aurelio Moura. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.