Sobre o livro
Na literatura sobre Napoleão Bonaparte, pouca atenção é dada ao pensamento de sua juventude, anterior à ascensão política que o levaria à condição de ditador da França e conquistador da Europa.
Esta edição tem por intuito propor um retrato do jovem Napoleão, soldado da Revolução Francesa e adepto de suas tendências mais radicais.
Para tanto, apresenta-se aqui O Discurso de Lyon, um texto filosófico submetido pelo futuro imperador a um concurso literário organizado pela Academia de Lyon, em 1791.
No texto em questão, é possível encontrar a influência de pensadores iluministas como Rousseau e Raynal, bem como uma visão de mundo igualitária e moralizadora.
A presente edição também inclui dois outros textos de juventude de Napoleão: a Carta a Matteo Buttafoco (1791), um panfleto político sobre as lutas na Córsega, sua terra natal; e A Ceia de Beaucaire (1793), brochura dedicada à defesa política do governo revolucionário jacobino contra os seus inimigos internos e externos.
Acompanhados de um prefácio, textos introdutórios e numerosas notas explicativas, os textos aqui apresentados permitem ao leitor descobrir outro Napoleão, jovem e idealista oficial que precedeu aquele que se tornaria o grande senhor da Europa.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




